Menu
em

Comunidade x transparência

Comunidade x transparência

Acontece nesta segunda e terça-feira a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social (Consocial). O evento será realizado das 9 horas às 17h30, no auditório da Reitoria do Campus Central da UEPG. É um trabalho em conjunto entre o município e sociedade para formar diretrizes que subsidiem a elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. Será então mais uma etapa nas ações que visam promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. O objetivo então é contribuir para um controle social mais efetivo, que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público. Depois desta etapa ainda devem acontecer eventos regionais e estaduais antes da Conferência Nacional.

 

Sessão da Câmara

Na sessão da Câmara desta segunda além dos projetos que liberam verbas está na pauta de votação a iniciativa da vereadora Alina de Almeida César. Em seu projeto fica aberta a discussão sobre a abertura de valetas em vias públicas pavimentadas e a necessidade de se ter um padrão para tais serviços. O objetivo é minimizar os transtornos gerados para a população, já que é possível notar que muitas ruas da cidade acabam aparecendo esburacadas, cheias de valetas, depois de obras.

 

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, o vereador Júlio Küller, chega já na reta final do trabalho de análise das emendas parlamentares ao orçamento. São mais de 400 e no valor de R$ 11 milhões. A meta é eliminar as propostas semelhantes e já levar para a análise dos demais companheiros da Casa.

 

Consolidação

O objetivo da comissão é identificar as emendas que têm a mesma finalidade e consolidá-las em uma única indicação. Isso porque muitas alterações propostas são repetidas, principalmente, quando se trata de destinação de verba para entidades. Assim, o valor total deve diminuir.

 

Painéis com lista de candidatos

A Câmara Federal analisa proposta que autoriza a instalação, em época de eleição, de painéis móveis em terminais de transporte coletivo. Esses painéis, com tamanho máximo de um metro quadrado, deverão conter lista de candidatos e principais propostas de cada partido para os cargos em disputa. A meta, segundo os autores, é de alguma forma compensar a falta de tempo disponível no horário eleitoral gratuito para que os candidatos expliquem suas idéias, fortalecendo o trabalho dos postulantes a cargo público e principalmente dos partidos políticos.

 

Puxadores de votos

Também está em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei que subtrai, para efeito do cálculo do quociente partidário, os votos que ultrapassem o quociente eleitoral dados a um mesmo candidato. O objetivo é limitar, nas eleições proporcionais, a capacidade do chamado puxador de votos de eleger outros candidatos da mesma coligação. Assim, os votos acima desse quociente, dados ao mesmo candidato, passariam a ser desconsiderados na divisão das vagas entre os partidos ou coligações.

 

Jogo rápido

Várias versões para o mesmo fato e agora o prefeito de Castro, Moacyr Fadel, e o denunciante, o ex-gerente da Viação Cidade de Castro terão de se explicar para a Justiça.

 

O vídeo divulgado tem aproximadamente 16 minutos e mostra a conversa entre os dois, inclusive com o prefeito recebendo um valor em dinheiro.

 

O caso já está no Ministério Público e terá ainda maiores proporções. O prefeito, se dizendo vítima de extorsão, registrou um boletim de ocorrência por extorsão e disse que irá seguir até o final com ‘essa batalha’.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile