Menu
em

Como uma chefia deve convocar um funcionário a voltar a estudar?

Mostrar a defasagem

Para alguns gestores, a maneira mais fácil de passar uma mensagem é não ter rodeios, ir direto ao assunto e, principalmente, sem se preocupar se a pessoa que está do outro lado precisa ter algum tipo de preparo inicial antes de receber tal mensagem. Imaginemos a seguinte situação. Uma empresa percebe que um determinado funcionário, por mais dedicado que tenha sido nos últimos 20 ou 30 anos, ficou um pouco defasado. É uma pessoa que sempre demonstrou alto grau de comprometimento com a empresa. A única questão é que essa pessoa passou a acreditar que sua experiência basta e aos poucos foi ficando defasada no mercado.

 

*****

Forma de passar a mensagem

Agora a empresa está diante de uma situação difícil. Convoca esse profissional para voltar a estudar e se atualizar, ou então, terá de dizer a verdade, que essa pessoa já não tem espaço na empresa. Imaginemos também que você pode ter dois procedimentos distintos. O primeiro, como já escrevi no inicio, é daquele gestor que acredita que a mensagem vale mais que a forma. Esse gestor diz ao funcionário com toda a franqueza que ele está defasado, que ele ficou parado no tempo e que agora tem de recuperar o tempo perdido voltando a estudar ou terá de ser excluído da equipe.

 

*****

Não destrua a motivação

Perceba que não há nada de motivador para a pessoa que se dedicou por tanto tempo para a empresa. Já, de outro lado, o gestor pode passar a mesma mensagem de outra forma: Olha, meu amigo, a empresa reconhece que nesse tempo todo você abdicou de estudar para apenas desenvolver sua carreira. Agora, está mais do que na hora de você aproveitar essa experiência e conectá-la com o conhecimento formal que uma faculdade ou uma pós-graduação pode oferecer. Resumindo, demitir alguém depois de tanto tempo, para voltar a estudar é fácil desde que você tome o cuidado de usar a forma correta.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile