em

Como um pai pode auxiliar seu filho a desenvolver uma carreira de sucesso?

Observar onde está o erro

Às vezes, a melhor maneira de ajudar alguém é simplesmente observando como ele se comporta, como age e como pensa, do que propriamente ficar argumentando ou até mesmo agindo pela própria pessoa. Trago um exemplo. Numa determinada empresa um funcionário percebe que um colega começa a praticar erros de maneira costumeira. Ele percebe ainda que o erro desse funcionário consiste em não ligar o equipamento de forma correta. Depois de observar exatamente algum erro que a pessoa comete fica fácil para o colega orientar para o melhor caminho.

 

*****

Muito cuidado

Da mesma maneira, algumas vezes os pais, de tanto auxiliar o filho, acabam trocando, como se diz por aí, os pés pelas mãos por não observarem a situação e orientarem o filho a agir de maneira retroativa sobre uma situação que ele não conhece e que o pai também não conhece muito bem. Já vi vários exemplos onde o pai recomendou ao filho que fosse muito audacioso, ou então, que fosse cauteloso em situações que estavam longe de ser o que o pai havia imaginado. Pais podem auxiliar os seus filhos na medida em que tentam observar o seu comportamento.

 

*****

Boa vontade, pouca experiência

Em vez de dizer ao filho o deve ser feito, apenas observe como o filho vê determinada situação, que tipo de reação ele apresenta para aquela situação e como ele a interpretou. A sabedoria, a experiência dos pais é fundamental para auxiliar o filho a interpretar corretamente a realidade. Isto porque muitas vezes o jovem profissional tem boa vontade, mas ainda não tem toda a experiência que vai lhe possibilitar interpretar corretamente uma situação. Resumindo meu amigo, pais que querem ajudar, observam mais e falam menos.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.