Menu
em

Como um gestor pode estimular sua equipe a se dedicar além do normal pela empresa?

Exemplo a ser seguido

Quando um gestor deseja estimular a sua equipe a desenvolver esforços adicionais, além dos normais, o primeiro passo sem dúvida é o exemplo para demonstrar a todos da equipe que o gestor não se esforça menos que eles na hora de atingir os resultados. Pode ser até mesmo que esse gestor exerça outras atividades no grupo de empresas às quais aquelas pessoas pertencem. Entretanto, todo profissional gosta de trabalhar ao lado de alguém que não tem na preguiça um grande aliado. Todo profissional gosta de trabalhar ao lado de alguém que tem no esforço, na dedicação, na disciplina, um exemplo a ser seguido.

 

*****

Imagem deve estar definida

O segundo passo é demonstrar para a equipe, de forma inequívoca, como a empresa e como a alta gestão percebe a dedicação adicional e de todos os integrantes da equipe. Algumas vezes essa imagem não está clara, não está devidamente definida para os profissionais a respeito de como esse esforço adicional vai ser encarado pela alta gestão. É importante para as pessoas que entendam que a gestão é grata por isso, reconhece esse esforço e, principalmente, tem uma tendência de reconhecer isso tanto no presente como no futuro. O terceiro passo é demonstrar ainda que esse esforço sempre deverá partir da consciência do profissional e não da busca por uma determinada recompensa, por um determinado reconhecimento.

 

*****

Consciência profissional

Quando alguém se esforça além do normal buscando uma recompensa, não está oferecendo nada como contribuição. Ele está vendendo um serviço e cobrando por isso um preço talvez acima da média. Portanto, meu amigo, não esqueça de que quem quer estimular a sua equipe a esforços adicionais deve pautar sempre pelo exemplo da alta gestão, pela maneira inequívoca como essa alta gestão reconhece esse esforço e principalmente dizer a todos da equipe que o esforço adicional deve ser fruto da sua própria consciência, da sua própria vontade e nunca barganhar isso por conta de uma recompensa futura. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile