Não engane os funcionários
Um dos pilares que sustenta qualquer negócio é a verdade apresentada nos relacionamentos que a empresa tem com seus fornecedores, com seus parceiros e principalmente com seus colaboradores, com seus funcionários. Assim, a reação natural de um empresário quando a sua empresa começa a enfrentar problemas no mercado é falar a verdade a todos que se relacionam com a organização. Como exemplo, temos um determinado empresário que ao perceber que o seu setor começava a perder vendas tentou divulgar aos seus funcionários que o mercado estava aquecido e que era apenas a própria empresa que não está tendo uma performance adequada.
*****
Mentira tem perna curta
Esse empresário acreditava que mentindo para seus funcionários que o mercado estava bom e eram eles que não tinham bom desempenho, isso os estimularia a melhorar esse desempenho. Fatalmente, dias depois, quando os funcionários começaram a falar com seus colegas de mercado descobriram que os concorrentes não estavam tão bem assim e que a empresa não estava tão mal assim. Passaram então a desconfiar de tudo que a alta gestão falava. Numa empresa quando a alta gestão perde a confiança dos seus subordinados, principalmente do segundo, do terceiro, do quarto escalão, as coisas se tornam insustentáveis.
*****
Verdade acima de tudo
Justamente por isso a recomendação de hoje para o empresário que está enfrentando uma eventual crise no seu setor é sempre dizer a verdade. Fale a verdade para os seus parceiros, preserve e fale a verdade para os seus parceiros e fornecedores, mas principalmente não deixe de falar a verdade para os seus colaboradores. Tenha certeza de que eles estão mais preparados para lhe ajudar a reagir do que propriamente preparados para lamentar e boicotar qualquer plano correto e coerente de reversão da situação ruim.
(Luciano Salamacha)