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Como tratar com profissionais que sempre dizem que não sabiam que suas atitudes não estavam de acordo com as normas da empresa?

Garantias

Para evitar equívocos, um bom gestor deve cercar-se de garantias que seus funcionários entenderam as normas. Porém, se o contrário ocorrer, se o gestor é que usa do não sabia, quando questionado pela diretoria do por que seus funcionários estão agindo errado, cabe aos funcionários exigir por escrito o que lhes foi solicitado, e assim impedir que o gestor se acostume a não mandar, mas apenas colher frutos do bom trabalho de seus funcionários.

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Modismo

O emprego da famosa frase eu não sabia, é a mais comum no meio corporativo para justificar falhas no comportamento dentro da empresa, sendo usada em todos os níveis de hierarquia, desde o presidente da república, senado, câmara de deputados e até nas empresas. Virou mania nacional e quando me perguntam se é justo punir alguém por se utilizar desse recurso, respondo que depende se a pessoa em questão é um profissional de fato ou não.

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Obrigação

Um verdadeiro profissional tem a obrigação de conhecer as regras da empresa, assim jamais pode alegar que não sabia e se é um funcionário que age assim, a culpa é do gestor se ele não o transformar em um profissional, ou então, não o demitir. O gestor deve prestar atenção na forma como está passando as orientações aos funcionários para que esses não venham a usar o eu não sabia quando questionados pelo não cumprimento das normas. Muitos gestores sequer perguntam aos funcionários se entenderam o que lhes foi solicitado.

(Luciano Salamacha)

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