Garantias
Para evitar equívocos, um bom gestor deve cercar-se de garantias que seus funcionários entenderam as normas. Porém, se o contrário ocorrer, se o gestor é que usa do não sabia, quando questionado pela diretoria do por que seus funcionários estão agindo errado, cabe aos funcionários exigir por escrito o que lhes foi solicitado, e assim impedir que o gestor se acostume a não mandar, mas apenas colher frutos do bom trabalho de seus funcionários.
*****
Modismo
O emprego da famosa frase eu não sabia, é a mais comum no meio corporativo para justificar falhas no comportamento dentro da empresa, sendo usada em todos os níveis de hierarquia, desde o presidente da república, senado, câmara de deputados e até nas empresas. Virou mania nacional e quando me perguntam se é justo punir alguém por se utilizar desse recurso, respondo que depende se a pessoa em questão é um profissional de fato ou não.
*****
Obrigação
Um verdadeiro profissional tem a obrigação de conhecer as regras da empresa, assim jamais pode alegar que não sabia e se é um funcionário que age assim, a culpa é do gestor se ele não o transformar em um profissional, ou então, não o demitir. O gestor deve prestar atenção na forma como está passando as orientações aos funcionários para que esses não venham a usar o eu não sabia quando questionados pelo não cumprimento das normas. Muitos gestores sequer perguntam aos funcionários se entenderam o que lhes foi solicitado.
(Luciano Salamacha)