Menu
em

Como tomar decisões diante de situações catastróficas?

Foco no objeto da decisão
Poucas pessoas sabem do quanto um modelo japonês de decisão influencia todas as organizações mundo afora. Por este modelo os japoneses, muito antes das desgraças que enfrentaram, descobriram que se costuma perder muito tempo hoje em dia com coisas que na verdade são periféricas, são secundárias. Pelo modelo japonês de decisão, o importante é decidir o que realmente está sendo resolvido, que tipo de situação na verdade deve ser objeto de solução, de uma decisão. E é justamente nesta linha que os japoneses hoje estão agindo diante da tragédia que o tsunami causou no seu país.

Rigoroso planejamento prévio
Em vez de ficarem revoltados, eles agora mantêm o foco no que é o objeto da sua decisão: salvar vidas! Isto significa agir com muita disciplina, com muita firmeza e com muita autoridade na hora de falar com o gestor. Perceba que todo o processo de alimentação que está sendo carreado para essas regiões, obedece a um rigoroso planejamento feito dentro do tempo disponível, mas pensado muito antes quando se falavam de variáveis que pudessem ocorrer naquela região, das tragédias que poderiam assolar aquele país. Agora, a decisão está em dar conforto médio para todos e não em privilegiar algumas pessoas em detrimento de outras.

O que faz a diferença
Infelizmente no nosso país, no Brasil, nem sempre esse modelo é utilizado de maneira correta. Nós vemos várias pessoas, vítimas de tragédias, que anos após terem sido socorridas pelo estado foram deixadas de lado sem que a sua vida estivesse reestruturada. Se há algo a aprender com o povo japonês é que disciplina, organização e, principalmente, deixar de usar a política para tomar as decisões, usar de coerência, fazem a diferença entre uma tragédia maior ou menor na vida das pessoas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile