Atendendo o objetivo
Todo treinamento tem por objetivo mostrar novas maneiras de agir para melhorar o desempenho de uma equipe ou de uma empresa. Entretanto, o pouco tempo de treinamento não é suficiente para provocar mudanças radicais. É preciso ter consciência de que deve ser dado um tempo após o treinamento para que as mudanças comecem a acontecer. Um gestor não pode exigir que sua equipe mude da noite para o dia, assim como não pode esperar também que todos os problemas desapareçam já na semana seguinte.
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Participando junto
Pessoas não são máquinas que executam o serviço mecanicamente. Muitas vezes um treinamento não dá resultados porque quem precisa de treinamento é o gestor e este não participa junto com a equipe, pois já se considera qualificado. Esse modo de agir compromete o treinamento, uma vez que os funcionários recebem uma mensagem indireta de que se o treinamento não serve para o chefe, então não é bom para eles também.
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Coerência com o dia e horário
Se a empresa não tinha por hábito investir em desenvolvimento pessoal, antes precisa convencer os funcionários a participarem. De preferência, ministrando o treinamento em horário de trabalho ou financiando, total ou parcialmente, uma participação dos funcionários em horário extra, mas mostrando a importância para sua própria promoção pessoal. Nenhum funcionário vai se esforçar para trazer benefícios somente para a empresa.
(Luciano Salamacha)