em

Como ser um líder empolgante e ao mesmo tempo equilibrado emocionalmente?

Serenidade

Um bom líder é aquele que sabe gerenciar as suas emoções permitindo que elas sejam manifestadas de maneira sincronizada com o melhor para a equipe. Veja o exemplo do meu amigo Hélio que como gestor de pessoas era um exemplo a ser seguido. Ele nunca se irritava quando o problema acontecia. Aliás, quanto mais sério era o problema, mais calmo o Hélio ficava. Parecia que ele estava indiferente quando na verdade o Hélio entendia que quanto mais grave fosse o problema, mais serenidade a equipe precisava ver nos seus olhos.

 

*****

Domínio da emoção

De outro lado, quando algo bom acontecia, o Hélio não deixava de festejar com a equipe, evidentemente lembrando sempre que com a festa viriam também mais responsabilidades, mais metas, mais expectativas de um bom desempenho. O Hélio era um exemplo de bom líder que sabia gerenciar as suas emoções sempre para o lado positivo da equipe, do coletivo. Essa é a grande dica de hoje. Um bom líder é aquele que sabe canalizar as suas emoções, tanto positivas quanto negativas, para que a equipe aprenda, para que a equipe cresça, melhore cada dia.

 

*****

Positividade

Mesmo quando está desanimado, um bom líder demonstra pelas suas atitudes um exemplo a ser seguido, um exemplo de resiliência, de suportar a pressão, um exemplo de contornar a dor, um exemplo de reverter situações negativas em algo que no médio ou no longo prazo, se transforme em positivo. Bom líder é aquele também que costuma estimular a equipe a comemorar as pequenas coisas, pois afinal esse é o espírito da liderança: inspirar as pessoas a um comportamento melhor todos os dias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.