Menu
em

Como saber se o consultor tem capacidade para ajudar?

Pesquisa
O mercado corporativo é muito similar à vida do cidadão comum, à vida das pessoas que no cotidiano tem de tomar decisões e, principalmente, tem de escolher em quem vai confiar ou não. Como confiar em alguém, num profissional liberal que se acaba de conhecer, que embora diga ter capacidade para fazer muitas coisas, ainda não provou a que veio. O método tradicional é buscar referências e entender onde ele trabalhou. Verificar com que pessoas se relacionou e que tipo de efeito residual, ou seja, que tipo de mágica ele deixou depois de ter concluído um determinado trabalho.

Confiabilidade
No meio corporativo, com os consultores de gestão, seja de que área for, é a mesma coisa. Para saber se um consultor realmente obtém resultados não há outro caminho senão pedir-lhe que indique com quais clientes já trabalhou e quais foram os principais resultados que ele obteve. Ao falar com o consultor per­cebem-se alguns detalhes in­teressantes. O primeiro é se ele sabe manter sigilo sobre o que faz. Segundo, se ele tem hu­mildade suficiente para reco­nhecer que não fez nada, apenas apoiou a empresa a fazer.

Faca de dois gumes
Terceiro, e mais importante, se ele vai apresentar-lhe não apenas os clientes com os quais teve sucesso, mas também os clientes que por um motivo ou outro não obtiveram o resultado que ele prometeu. Entretanto, existe uma regra muito simples na consultoria. Se tudo der certo, o mérito é do cliente, porém se der errado só existe um único culpado no processo: o consultor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile