Menu
em

Como saber se não estou passando dos limites para atingir um objetivo?

Obsessão

Um bom caminho para identificar se uma pessoa está ultrapassando os limites da 
sua capacidade é compreender a diferença entre alguém firme no seu propósito e 
uma pessoa que é obcecada por um objetivo. Obcecado é o chamado estágio de cegueira intelectual. É quando uma pessoa coloca em segundo plano o raciocínio para se subordinar à meta de atingir algo. Uma pessoa obcecada acaba esquecendo quais foram os motivos que a levaram a estabelecer uma meta pessoal qualquer. Ela simplesmente se dedica para fazer o que se propôs sem se importar se ainda é válido para sua vida. 

 

*****

Justificativas

Geralmente um obcecado perde a consciência dos seus atos e começa a agir sem medir as consequências. Um bom exemplo é daquele profissional obcecado pelo poder e que agia com deslealdade no ambiente de trabalho só para conseguir o seu objetivo. Já uma pessoa firme no seu propósito nunca deixa de se questionar se o esforço é válido, ou seja, se o objetivo continuando justificando tanto sacrifício. A diferença fundamental é que aquele que tem firmeza de propósito aceita com tranquilidade abandonar um projeto quando percebe que as coisas mudaram e que já não há motivos suficientes que justifiquem tanto esforço.

 

*****

Bons conselhos

Logo, para um profissional saber se está passando dos limites, o primeiro passo é ter humildade para ouvir os colegas a respeito do seu comportamento. O problema é que, na maioria dos casos, uma pessoa obcecada tende a não acreditar nos conselhos que ouve. Por isso, o segundo passo é fundamental. Questione se aqueles fatores que o levaram à definição do objetivo ainda são válidos. Lembre-se de que às vezes as pessoas se esforçam pela solução certa, porém para o problema errado.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile