em

Como saber quando valorizar os detalhes em um atividade na empresa?

Excesso de detalhes

Quem já não trabalhou ao lado de alguém, de um profissional que irrita os demais colegas pelo seu gosto, pela sua atenção aos detalhes em todas as tarefas que faz? Isso gera uma confusão no meio corporativo sobre qual é a hora exata, qual a hora ideal para que os detalhes recebam toda a atenção, ou então, recebam apenas um tratamento generalizado. Eu explico isso com um exemplo. Um determinado profissional numa empresa começa a fazer parte de um grupo de estudos de uma força tarefa para resolver uma determinada situação.

 

*****

Atrapalhando

Acontece que esse profissional é daquelas pessoas que se não estiver com tudo exatamente no seu lugar não consegue dar um passo adiante. Esse profissional, por ser extremamente afeto a detalhes, nem sempre acaba contribuindo com a equipe. No caso especifico era notória que a decisão a ser tomada era uma mudança radical no sistema de produção. Entretanto, aquele detalhista preferia discutir todos os temas para só então partir para a decisão. O problema do detalhista no meio corporativo é gastar tempo demais com coisas que não tem o devido valor.

 

*****

Avaliando a situação

Por isso toda vez que você profissional tiver dúvidas se deve ou não dar atenção aos detalhes, basta aplicar a regra extremamente simples da importância e do tempo. Questionar se cada segundo, cada minuto, cada hora dedicada àquele tempo realmente vale a pena. Algumas vezes você pode estar perdendo tempo e o que é pior, travando o trabalho de muita gente na empresa com detalhes completamente bobos. A diferença entre o detalhista e o inteligente é apenas uma única palavra: bom senso.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.