Menu
em

Como orientar meu filho para uma carreira promissora no futuro?

Preste atenção

Existem alguns equívocos que pais bem intencionados cometem ao orientar um filho sobre que carreira seguir para obter sucesso futuramente. Um destes erros é escolher uma profissão que hoje tem demanda, mas que futuramente poderá estar completamente obsoleta. Outro erro é não prestar atenção á vocação do filho e sugerir ou até forçar que busque uma carreira visando apenas ganhar mais dinheiro. Essa atitude pode ser facilmente entendida, pois o pai busca uma estabilidade financeira para o filho.

 

*****

 

De olho nas tendências

Tanto num caso como no outro, é difícil ter cem por cento de acerto na escolha. O mais correto é tentar analisar de todas as formas possíveis uma conciliação. Algumas carreiras demonstram uma tendência maior de sucesso para o futuro e se a escolha for aliada à afinidade vocacional, as chances aumentam enormemente. Uma dessas carreiras é na área da tecnologia da informação, pois com a automação as organizações estão cada vez mais dependentes de pessoas que saibam operar os sistemas com inteligência.

 

*****

 

Seguindo a necessidade do mercado

Outra carreira que promete é a área da mão-de-obra especializada em consertar e manter o bom funcionamento das máquinas automatizadas. Pessoas, para aprender a operar as máquinas, há de sobra, mas quem entenda do seu funcionamento para eventuais reparos, não. E uma indústria, por exemplo, não pode parar por várias horas ou dias, simplesmente para consertar alguma máquina que tenha apresentado problemas. Assim preste atenção nas carreiras que vão se tornar realmente necessárias e não naquelas que hoje parecem atraentes.

 

(Luciano Salamacha)

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile