Menu
em

Como o carnaval ensina uma pessoa a ter limites na sua vida?

Sem abusos

Para algumas pessoas, o carnaval é época em que tudo é permitido. É permitido abusar, é permitido passar do limite, é permitido violar todas as regras que a sociedade impõe. Entretanto, basta você analisar como uma escola de samba se comporta para perceber que limites são necessidades para que algo continue organizado. Conto o exemplo de uma determinada escola de samba onde um ritmista, um componente da bateria achava que poderia tocar a música do seu jeito. Contudo, o mestre da bateria logo tratou de colocar essa pessoa no seu devido lugar.

 

*****

Sem isolamento

Harmonia só pode ser conseguida quando todas as pessoas que compõem a bateria fazem a sua parte no tempo certo. Da mesma maneira, no meio empresarial, alguns funcionários acham que podem fazer o mundo e o fundo a seu bel prazer. São pessoas que se dedicam fortemente para que os objetivos da empresa sejam atingidos. Entretanto são pessoas que preferem trabalhar isoladas, são pessoas que não se envolvem com o chamado espírito de equipe.

 

*****

Responsabilidade

E aí, em vez de atingir os objetivos, o que essas pessoas fazem é atrapalhar ainda mais a equipe como um todo. Por isso, meu amigo, atenção! Quando você trabalhar numa equipe e achar que pode tudo, entenda que limites fazem parte de toda atividade profissional, desde uma escola de samba a uma empresa de grande porte como aquela que você trabalha. Para ter e agir com responsabilidade não interessa se é carnaval ou não. Interessa qual é a sua função na empresa.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile