Menu
em

Como identificar quando o chefe está solicitando algo com urgência?

Não fingir

Para algumas pessoas, realmente é difícil estabelecer um canal de comunicação adequado com a sua chefia, por vários motivos. Algumas vezes o profissional se sente inibido e constrangido quando vai falar com o seu chefe, simplesmente porque ele não quer desapontar, não quer perder a oportunidade de mostrar todo o seu potencial. Ele não quer criar nenhum tipo de mácula, algum tipo de marca negativa da sua conduta em relação à chefia. O problema é que isso às vezes faz com que um funcionário finja que entendeu quando, na verdade, deveria ter realmente entendido a questão.

 

*****

Ter humildade

Conto aqui um exemplo que presenciei várias vezes com a mesma pessoa dentro de uma empresa. Cada vez que o seu superior pedia algo, essa pessoa simplesmente dizia que podiam deixar que ela resolveria a questão, mas na maioria das vezes ele não havia entendido direito o que era solicitado. Para piorar, em muitos casos, e repito em muitos casos mesmo, ele acabava entregando a coisa certa, porém não solicitada. O problema desse profissional é que ele não tinha a humildade de reconhecer que não entendeu e preferia fingir que havia entendido arriscando a sua carreira e arriscando toda a empresa do que perguntar o que realmente a chefia queria dizer.

 

*****

Tipo de chefe

Por outro lado, às vezes é o próprio chefe o culpado por isso porque não permite ao funcionário que sequer tire uma dúvida. Geralmente é aquele chefe que acha que todos têm obrigação de entender os códigos que emite. De uma maneira simples, de uma maneira prática, um profissional deve entender que quando não compreender a mensagem, a solicitação da sua chefia, é melhor reconhecer isso, fazer uma pergunta, do que presumir o que a chefia pediu e arcar com as consequências. Além disso, isso facilita a vida de todos que trabalham com você na empresa. Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile