em

Como fazer um currículo para uma área diferente da sua formação?

Fria análise

Quando o assunto é fazer um currículo, o mais importante é o profissional analisar como está a sua auto-estima, pois quando ela está baixa, ou seja, está desanimado, não está confiando em si mesmo, a tendência é que o seu currículo reflita claramente este estado de espírito. E o pior é que o analista, o recrutador, o profissional de recursos humanos, terá percepção suficiente para entender que essa pessoa já chega meio derrotada no processo. Por isso, amigo, só depois de resgatar sua autoestima e elevá-la é que você deve começar a escrever o currículo.

 

*****

Demonstrando habilidades

A segunda informação importante é que um currículo é uma promessa de bom desempenho. É uma demonstração clara do quanto você tem a oferecer para a empresa. Para isso, para provar essa capacidade, essa habilidade, você conta algumas coisas que já fez. Assim, não é porque tem uma formação técnica em uma determinada área que estará restrita, condenada e exclusivamente obrigada a atuar somente naquela área. O recrutador inclusive gosta de pessoas que tentam migrar de área.

 

*****

Fortes argumentos

A grande questão é o argumento que você vai apresentar. Portanto, a recomendação de hoje é muito simples. Mostre no seu currículo o que você pretende fazer e aprender em outras áreas, em outros segmentos e nichos de mercado. Explique ainda porque você quer migrar de uma área técnica x para outra área de atuação y, mas o mais importante do que não estar na área correta é saber justificar porque você quer aquele emprego. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.