Menu
em

Como falar com a chefia sobre perspectivas de crescimento na empresa?

Cobrar pode ser um erro

No meio corporativo, nada é mais coerente do que falar a verdade sempre, seja entre clientes e empresa, seja quando o chefe quer falar com o funcionário e também quando o funcionário quer falar com o chefe. Agora, não é por que a chefia não falou sobre isso que ela não tem uma noção clara sobre todas as possibilidades que podem envolver você e sua carreira. A grande questão e também o grande erro que muitos profissionais cometem é procurar a chefia com um ar de cobrança, de retaliação e às vezes até mesmo com um ar de coação. Algo do tipo: Olha chefe, como você não fala comigo a respeito das perspectivas de crescimento eu vim aqui cobrar. Você pretende me dar alguma chance aqui na empresa ou não?

 

*****

Diferença entre obrigação e opção

Perceba que chefia nenhuma, líder nenhum gosta de receber dos seus subordinados algum tipo de questionamento, algum tipo de exigência, principalmente quando essa exigência é uma liberalidade por parte da alta gestão. É diferente quando um funcionário cobra da chefia que o salário não foi pago em dia. É uma obrigação de toda empresa pagar os salários em dia. Entretanto, quando se trata de promoção essa não é uma obrigação da chefia e sim uma opção que pode ser exercida a qualquer momento. Falar com a chefia sobre perspectivas de crescimento envolve apenas alguns cuidados. O primeiro é demonstrar que você está satisfeito onde está.

 

*****

Falar, mas não exigir

Em segundo, demonstrar que o lado bom de toda pessoa é querer crescer, é querer aprender mais e assumir mais responsabilidades, como também ganhar mais. A terceira situação importantíssima é demonstrar que você está falando sobre aquilo, e não exigindo posicionamento efetivo, assertivo, por parte da alta gestão. Resumindo, meu amigo, falar sobre perspectivas de crescimento é sempre benéfico para uma empresa. Já, exigir essas mesmas perspectivas por parte da alta gestão pode ser um erro grave na carreira de um bom profissional.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile