Eterno aprendizado
Sem dúvida alguma uma das grandes lições que todo empresário, todo gestor deve aprender ao longo da sua carreira é que gerir uma organização nada mais é do que um eterno aprendizado. Significa que nunca foi tão válido o método da tentativa e erro. Significa também que a cada ano, erros que foram cometidos infelizmente voltarão a acontecer, porém de uma maneira diferente, noutra situação e, em alguns casos, envolvendo pessoas diferentes.
Não existe perfeição
É a eterna persistência de um gestor. As pessoas que assumem cargos de liderança devem entender que podem até planejar, podem até tentar evitar que novos erros aconteçam. E isto sim é válido e deve sempre ser estimulado na organização. Entretanto, não se iluda de que em algum momento se atingirá um estado de perfeição onde pessoas não cometerão mais erros e falhas não mais acontecerão.
Jogando com o incerto
Pode estar certo de que você estará morto antes que isto aconteça. Logo, a dica é mapear todas as possibilidades de falhas na sua equipe entendendo que aquelas que não forem possíveis de serem mapeadas são justamente as que têm maior chance de acontecer.