em

Como evitar que a desistência se torne um martírio na vida de um profissional?

 

Sem reversão

O ato de tomar uma decisão sobre continuar ou não, desistir ou não de determinada atividade é um ato de natureza racional, mas que fortemente é influenciado pelas nossas emoções, Porém o que precisamos entender é que quando tomamos uma decisão e assumimos as consequências dessa decisão temos de tomar cuidado de não ficar voltando, revisitando o processo decisório sem qualquer tipo de finalidade específica. É algo como aquela situação de um profissional que percebendo que deve desistir, deve encerrar um processo, uma tentativa, acaba não apenas desistindo como também se martirizando por meses a fio dizendo que ele não foi competente, que não deveria ter feito isso, que deveria ter se esforçado mais quando na verdade, uma vez a decisão tomada já não é mais possível revertê-la.

 

*****

Método

É por isso que a recomendação de hoje é a seguinte. Existe uma espécie de sequência que se não for observada fatalmente fará com que o profissional caia numa espécie de looping, numa espécie de repetição constante de autocondenação. O processo é: primeiro você analisa a situação e toma uma decisão. Em seguida, assume as consequências e direciona o seu movimento, o seu olhar, a sua energia para os projetos que ainda estão vigentes. E terceiro, deixa a culpa, deixa o julgamento única e exclusivamente para o ato de ter tomado a decisão. Um dos erros mais comuns que muitos profissionais cometem e que a gente pode aprender a não cometer mais é o erro de ficar culpando a si mesmo por um equívoco, por um erro que eu já cometi.

 

*****

Livres

Erros fazem parte da nossa vida, fazem parte do processo de aprendizado, afinal o método chama-se tentativa e erro. Por isso é muito importante que um profissional aprenda a analisar a situação e tomar uma decisão; segundo, assumir as consequências; e terceiro, deixar o processo de culpabilidade e de revisitar a culpa, no passado. Devemos estar livres para encarar o futuro, sem trazer junto culpas e remorsos que não revertem a situação, mas que tiram o nosso foco e a nossa energia para o futuro. Pense nisso e tenha um excelente final de semana! 

 

Luciano Salamacha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.