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Como dizer aquilo que a pessoa não quer ouvir?

Não comunicar pode ser pior

A comunicação nas empresas é considerada a grande vilã, a grande causadora dos problemas que acontecem, porém a ausência da comunicação também é uma das grandes causadoras de problemas nas organizações. Imagine então, se você tiver de falar algo para outra pessoa, mas esse algo, essa mensagem é completamente indesejada pela outra parte. Nesta semana comentarei sobre cinco situações que são extremamente comuns, começando hoje pela situação onde o chefe tem de falar para o funcionário extremamente autocrítico que ele está cometendo erros.

 

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Sensibilidade para não exagerar

Esse é um problema que geralmente costuma afligir mais a chefia do que propriamente o funcionário, pois a chefia sabe que se falar de maneira equivocada, se não usar as palavras certas, poderá ter muitos problemas com o desempenho daquele profissional a ponto dele vir a pedir demissão. Falar para um profissional autocrítico requer muita habilidade, muita sensibilidade para não exagerar, principalmente porque o autocrítico quer receber uma mensagem sim, mas quando essa mensagem vem sobre a forma de um feedback negativo a reação pode ser forte demais. Todo autocrítico costuma ser extremamente rigoroso consigo mesmo, por isso a recomendação para os gestores é cuidadosa.

 

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Não induza ao desânimo

Em primeiro lugar, destaque todas as qualidades que esse funcionário tem. Em segundo, jamais generalize a situação. Sempre discuta em cima de fatos concretos. E, em terceiro lugar, encerre a conversa sempre convidando aquele funcionário a entender que para ser ainda melhor, sempre será necessário receber um feedback como aquele. Assim, resumindo, quando você tem de falar coisas negativas para um autocrítico, todo cuidado é pouco porque um erro pode ser fatal para sua empresa que poderá perder esse funcionário por completo desânimo. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

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