Entender o que falta
Aproveitar o tempo que a empresa tem durante o período em que as vendas estão baixas é uma excelente maneira que um gestor tem para poder não apenas valorizar o próprio tempo, mas também se preparar para quando as coisas melhorarem ter uma equipe altamente qualificada. Nesse sentido o primeiro passo é o gestor ter inteligência para não sair por aí fazendo qualquer tipo de treinamento achando que tudo vai ajudar. Algumas vezes é necessário que o gestor tenha paciência e calma para poder entender o que realmente a empresa e os funcionários precisam.
Percebas as falhas
Em alguns casos eu vi gestores se dedicando e se orgulhando em dar treinamentos para seus funcionários que simplesmente não tem nenhuma relação com a atividade profissional da empresa. Por isso é importante ter em mente o seguinte: na hora de iniciar um programa de treinamento dentro de sua empresa, primeiro perceba onde estão as falhas. Segundo, perceba se essas falhas são realmente decorrentes de falta de treinamento. Terceiro: somente inicie o treinamento tendo objetivamente algo a conquistar ao final desse processo de qualificação.
Dar retorno
Deve ser um objetivo, portanto, que todos os integrantes da equipe que participarem do treinamento deverão ter em mente e terão de atingir. Quando se faz um treinamento e não se conecta a ele resultados, o que se está fazendo na verdade é uma tentativa. Já, quando o treinamento exige resultados ele não é uma tentativa, mas é um investimento que requer retorno. Para a coluna Visão Empresarial