em

Como descobrir o que falta a um jovem profissional?

Pouca experiência

Todo profissional deve ter um referencial que lhe permita decidir corretamente quando lhe apresentam uma situação. O problema é que um jovem profissional ainda não tem
experiências suficientes que o auxiliem na análise de uma questão. Nesses casos,
é comum que ele peça ajuda a outras pessoas. O hábito de pedir ajuda em caso de dúvida é salutar e deve ser estimulado pela gestão da empresa. Afinal, é muito melhor que ele peça auxílio em vez de cometer um erro por falta de conhecimento ou experiência. O problema está na forma com que esse jovem profissional processa as informações que recebe. Muitas vezes, ele simplesmente aceita tudo que lhe dizem, sem qualquer espírito crítico.

 

*****

Não é deslealdade

Acontece que há gestores que gostam de testar seus novos colaboradores, colocando informações falsas ou infundadas no dia-a-dia corporativo. Para alguns, essa prática de testar sem avisar é desleal. O fundamento é o seguinte: Por que o gestor contratou aquela pessoa se não acredita na sua capacidade?. Já para o gestor, trata-se de uma espécie de prevenção. O seu raciocínio é Quero descobrir como esse jovem reagirá quando tiver que enfrentar um problema de verdade.. De fato, uma empresa não pode se dar ao luxo de perder um cliente, ou um negócio, para somente depois descobrir que aquela pessoa não consegue contornar uma situação difícil.

 

*****

Coerência

Logo, a grande lição que um jovem profissional deve aprender é a de não confiar cegamente nas informações que recebe no trabalho. A recomendação é para que ele sempre busque o fundamento da informação que está recebendo, pois quando a situação complicar, não vai adiantar responder que o colega disse que podia… ou eu sou novo aqui na empresa…. Lembre-se: quem aceita uma informação sem fundamento chama para si a responsabilidade sobre as conseqüências que ela provocar.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.