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Como contentar todos os meus clientes, em tempos de crise?

Não acostumar

Para alguns empresários, satisfazer um cliente é mais que um desafio, é quase que uma tortura diária na empresa, porque todo cliente quando é bem atendido tem como característica se acostumar com aquilo que recebe. Em bom português, se você é bem atendido por um longo tempo, a tendência natural é que esse bom atendimento não seja mais do que a obrigação por parte do prestador de serviço, ou daquele que oferece o produto, e aí começa a confusão. Sem referência de outros fornecedores o que acaba acontecendo é que o cliente passa a querer cada vez mais.

 

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Reconhecimento

Isso não estaria errado se o cliente estivesse disposto a pagar por esse algo a mais. Nessa hora o empresário que se deixar levar pelo cliente poderá cometer um erro fatal, começará a cobrar de si responsabilidades que não são suas, como por exemplo, ter que surpreender o cliente todos os dias, principalmente quando o cliente não quer pagar um centavo a mais por isso. Essa é a diferença. Quando os clientes reconhecem o valor, automaticamente eles também estão dispostos a dar algo a mais, só que com um detalhe, sempre haverá aquele cliente que começará a cobrar muito, querendo pagar cada vez menos, e isso, quando não gerenciado por um empresário, torna a vida desse gestor um inferno.

 

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Parceria

Ele deixa de olhar para todos os seus clientes, e passa a dar ouvidos apenas para esse que reclama e que exige muito além do que realmente entrega em reciprocidade. Resumindo, um empresário deve tomar cuidado porque em tempos de crise, bons clientes não são aqueles que querem literalmente tudo por muito pouco, mas sim, aqueles que querem estabelecer parcerias em que cada lado contribui para que os dois ganhem cada vez mais.  Para a coluna Visão Empresarial

 

Luciano Salamacha

 

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