Repetindo padrões
Todo mundo sabe que no meio empresarial há uma série de paradigmas, uma série de padrões que se repetem de empresa para empresa. Um desses padrões é o dilema existente entre as empresas e os bons profissionais. As empresas desejam pessoas bem preparadas, qualificadas para trabalhar e as pessoas excepcionalmente competentes tentam demonstrar para o mercado, para as empresas, que tem uma competência acima da média. É neste momento que empresas erram ao tentar atrair bons profissionais para sua organização.
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Atraídos pelo marketing
O primeiro erro é a empresa achar que o profissional depende desesperadamente do emprego. Bons profissionais, geralmente buscam emprego enquanto estão empregados. São pessoas que já tem um valor de mercado e querem apenas fazer um upgrade na sua carreira. Então, se a empresa não o trata com o devido respeito, ele acha que não vale à pena trocar o certo pelo duvidoso. O segundo erro, na hora de atrair bons profissionais é querer exigir demais do candidato sem antes vender a empresa. Grandes organizações fazem um marketing violento para que os clientes comprem seus produtos e também para que bons profissionais queiram fazer parte daquele projeto, que se sintam atraídos pela filosofia, pela cultura da empresa.
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Valores trocados
Assim, o primeiro passo para uma empresa no processo de recrutamento, é vender todo o potencial que aquela organização oferece para alguém, porque aí os bons profissionais vão se revelar. E por fim, o terceiro erro que muitas empresas cometem: elas valorizam mais o que o funcionário diz que fez do que aquilo que ele está disposto a fazer pela empresa. Resumindo, empresas devem entender que bons profissionais devem ser seduzidos antes de serem contratados ou recrutados.
(Luciano Salamacha)