Menu
em

Como aprender a dizer “não” para um colega ingrato?

Necessidade de ajudar
A dificuldade de dizer não ao pedido de um colega, seja ele ingrato ou não, costuma ser a mesma para aqueles profissionais que gostam sempre de pensar que estão ajudando aos outros. Perceba que o grande problema não está em dizer sim ou dizer não. O problema está na necessidade que este profissional tem de sempre ter a sensação de que ajudou alguém. Nesta hora é importante que ele entenda que ajudar nem sempre significa acompanhar, significa resolver o problema do outro.

Exemplificando
Às vezes um médico escuta do paciente que este precisa melhorar dos seus problemas cardíacos porque já não consegue viver bem. Ele reclama que não tem a mesma disposição como tinha antes e quer que o médico ofereça algum tipo de remédio para que esta situação melhore. Por sua vez, o médico, percebe que o problema está no paciente e não no remédio. Ele percebe que enquanto o paciente continuar a fumar e a ingerir álcool em doses excessivas não haverá remédio que possa resolver a situação. O médico conhecendo profundamente, de maneira técnica o problema, entende que não vai satisfazer o pedido do paciente.

Escolhendo a quem ajudar
Ao contrário, o médico determinará que ele pare imediatamente de fumar e também de ingerir bebidas alcoólicas e que passe a fazer exercícios porque não há remédio melhor para ele do que simplesmente parar de prejudicar o seu organismo. Da mesma maneira, para aprender a dizer não basta que um profissional tenha dois cuidados. O primeiro é que ajude pessoas boas, para saciar esta sua necessidade de sempre estar auxiliando. E o segundo, que entenda que às vezes o remédio amargo é que provoca verdadeiras curas no paciente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile