Menu
em

Como agir na empresa se o gestor nunca está presente?

Gerando independência

Uma das virtudes mais importantes de um profissional é saber desempenhar o seu papel numa empresa com autonomia, sem dependência da aprovação ou não do seu gestor. Muitos funcionários sentem-se desprestigiados por não terem a atenção do seu gestor todo o tempo, Entretanto, geralmente aquele que requer muita atenção é justamene aquele que não está demonstrando competência e profissionalismo suficiente, obrigando o gestor a dispensar mais atenção para dar suporte e evitar possíveis prejuízos.

 

*****

 

Alçada e atitude

Contudo, é preciso ter cuidado ao agir com autonomia, verificando até onde a alta gestão está lhe dando espaço para tal. Uma coisa é ter alçada e outra é ter atitude. A alçada refere-se até onde o funcionário tem poder de decisão, enquanto que a atitude se demonstra no bom senso, na tomada de decisão para evitar pequenos aborrecimentos para o seu gestor. Com funcionários autônomos a presença do gestor o tempo todo passa a ser desnecessária. Cabe a ele apenas observar o andamento das coisas e coibir quando excessos forem cometidos.

 

*****

 

A tecnologia facilita

Assim como a ausência exagerada pode trazer problemas se não tiver funcionários competentes, a presença exagerada pode gerar funcionários extremamente dependentes. Um gestor deve saber delegar funções com responsabilidade e através da tecnologia atual poderá acompanhar os resultados e perceber quando realmente a sua presença física tornar-se extremamente necessária. Delegar funções ajuda no aprendizado e alguns erros acabam levando a experiências construtivas. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile