Fixação
Quando um gestor entende que a memória afetiva faz parte da fixação de conteúdo por parte de uma pessoa fica fácil para ele melhorar o desempenho de sua equipe estimulando que boas atitudes estejam fixadas na memória da pessoa justamente por conta de um fato inusitado que o gestor faz. Vamos a um exemplo. Algumas pessoas lutam literalmente para conquistar a foto de funcionário do mês e quando a conquistam pela primeira vez na vida, tenha a certeza de que todo o esforço para esse reconhecimento na empresa passa a ser fixado com muito mais intensidade.
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Impacto
Imagine agora que esse funcionário ganha pela segunda vez consecutiva e depois pela terceira, pela quarta e pela quinta e assim por diante, seja de maneira consecutiva ou não. É bem provável que o funcionário que já teve várias vezes o reconhecimento, repetido, não consiga lembrar com grande intensidade os motivos que o levaram a ganhar o quarto ou quinto prêmio. Ficará na memória apenas o primeiro prêmio porque gerou uma memória afetiva muito mais impactante. Todo gestor deve entender isso e gerar novas experiências aos seus liderados, inovando, criando e surpreendendo as pessoas para gerar nelas, quando desempenharem bem, uma memória afetiva que os estimule a repetir aquele comportamento.
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Marca pessoal
Isso é muito interessante quando você, num treinamento, cria algum impacto afetivo e faz com que as pessoas resgatem todo aquele conteúdo por conta de uma marca pessoal que você deixou na vida dele. Lembre-se de quem marca a vida de uma pessoa com sentimento, com uma memória afetiva tem mais chances de ser lembrado no futuro. Para a coluna Visão Empresarial
Luciano Salamacha