Analogia
Durante o carnaval o Brasil recebe milhares de turistas de todas as partes do mundo que aqui vem para apreciar a alegria, a beleza contagiante dos brasileiros. Entretanto, pouca gente percebe na hora do desfile que apenas um detalhe pode ser a diferença entre ser uma escola campeã ou uma das outras tantas que forem derrotadas. A grande questão é que os gestores das escolas de samba muitas vezes esquecem detalhes importantes como o pós-carnaval.
*****
Atenção ao depois
Significa que todos da empresa se preparam para o momento de glória da escola, que é o desfile. Agora vem a pergunta: quantos se preparam para o pós-desfile, aquele momento em que o controle deve prevalecer? No ano passado, durante a apuração dos resultados no grupo especial de São Paulo, um integrante de certa escola cometeu a aberração de rasgar as notas e comprometer o trabalho de todos que participaram do carnaval. Essa é a falta de atenção aos detalhes pós-evento.
*****
Conferindo
No mundo corporativo isso se chama pós-venda. Aí vem outra pergunta: você profissional é daquelas pessoas que não apenas faz bem o trabalho como se preocupa em perceber e entender se aquele seu trabalho foi percebido da maneira correta depois de executado? Esse é o pós-venda profissional. É querer saber se o efeito que você pretendia realmente foi percebido pela alta gestão, pelo cliente, pois afinal não basta apenas ser competente. Tem de ter fama e ser percebido como alguém competente.
(Luciano Salamacha)