em

Comemoração dos mortos

Sensibiliza os Espíritos o lembrarem-se deles os que lhes foram caros na Terra?

Muito mais do que podeis supor. Se são felizes, esse fato lhes aumenta a felicidade. Se são desgraçados, serve-lhes de lenitivo.

O dia da comemoração dos mortos é, para os Espíritos, mais solene do que os outros dias? Apraz-lhes ir ao encontro dos que vão orar nos cemitérios sobre seus túmulos?

Os Espíritos acodem nesse dia ao chamado dos que da Terra lhes dirigem seus pensamentos, como o fazem noutro dia qualquer.

a) — Mas o de finados é, para eles, um dia especial de reunião junto de suas sepulturas?

Nesse dia, em maior número se reúnem nas necrópoles, porque então também é maior, em tais lugares, o das pessoas que os chamam pelo pensamento. Porém, cada Espírito vai lá somente pelos seus amigos e não pela multidão dos indiferentes.

b) — Sob que forma aí comparecem e como os veríamos, se pudessem tornar-se visíveis?

Sob a que tinham quando encarnados.

E os esquecidos, cujos túmulos ninguém vai visitar, também lá, não obstante, comparecem e sentem algum pesar por verem que nenhum amigo se lembra deles?

Que lhes importa a Terra? Só pelo coração nos achamos a ela presos. Desde que aí ninguém mais lhe vota afeição, nada mais prende a esse planeta o Espírito, que tem para si o Universo inteiro.

A visita de uma pessoa a um túmulo causa maior contentamento ao Espírito, cujos despojos corporais aí se encontrem, do que a prece que por ele faça essa pessoa em sua casa?

Aquele que visita um túmulo apenas manifesta, por essa forma, que pensa no Espírito ausente. A visita é a representação exterior de um fato íntimo. Já dissemos que a prece é que santifica o ato da rememoração. Nada importa o lugar, desde que é feita com o coração.

(Fonte: O Livro dos Espíritos questões 320 a 323)

Programação Doutrinária

No domingo dia 06/11, a Sociedade Espírita Francisco de Assis, Rua Santos Dumont, 646, realiza palestra pública, às 10h, tendo como oradora PATRÍCIA MACHADO PEREIRA GIARDINI, colaboradora da entidade.

A partir das 9h30 desenvolve-se o Encontro de Evangelização Infanto-Juvenil.

MUITA PAZ

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.