em

É correto um profissional declinar de um desafio que a empresa lhe oferece?

Exemplo

Não há nada errado em um profissional negar ou não aceitar algumas ofertas que a empresa lhe apresenta. A grande questão está muito mais na forma pela qual você dá a sua resposta negativa do que propriamente a resposta em si. Imagine que na empresa em que você trabalha surge uma vaga de gestão em outra cidade, numa outra área, que você nunca trabalhou. A empresa pondera e entende que você é a pessoa mais preparada e mais qualificada naquele momento para assumir aquela posição, porém por medo ou por insegurança, por baixa autoestima ou mesmo de uma maneira extremamente racional, você entende que não é o melhor para você.

Coerência

Então, simplesmente, você agradece para a alta gestão, diz que está envaidecido, mas não tem interesse e não quer receber essa promoção. Veja, se você apresentar argumentos mais que suficientes para demonstrar que você está declinando porque há fatores racionais, como por exemplo, você terá dificuldades de adaptar-se nessa nova cidade com sua família, ou então você entende que a sua programação de carreira não é para aquele tipo de área de negócio, não é para aquele tipo de atuação, sem problema algum. Agora, se você chega para a empresa e diz que tem medo de assumir aquela posição, que não se acha capaz de assumir aquela posição, você está cometendo um erro gravíssimo.

Desafio

Você está sentenciando sobre si uma espécie de limitação eterna dentro daquela empresa. Tenha certeza de que os seus gestores, os seus superiores não esquecerão que você teve medo de encarar o desafio sem mesmo tentar. Toda vez que alguém é promovido, isso é fruto de uma decisão superior, portanto a responsabilidade de avaliar se você tem ou não capacidade não é sua, mas sim dos seus superiores. Em vez de reclamar e declinar, o melhor é aceitar o desafio e confiar mais na sua própria capacidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.