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Cidade que educa, escolas que humanizam

Profª Esméria Saveli

Secretária de Educação de Ponta Grossa

 

Nesta semana estamos iniciando o oitavo ano letivo da gestão do prefeito Marcelo Rangel, que está proporcionando um enorme salto de qualidade para a Educação em Ponta Grossa. Isso está em pleno andamento, graças à política educacional que foi implantada em seu governo, em benefício da infância e do futuro de nossas crianças.

Felizmente essa compreensão tomou as formas de um grande pacto social em nossa cidade, à luz do entendimento de Rousseau, filósofo francês, de que uma sociedade não é de fato política enquanto o poder estatal não garante os bens públicos como saúde e educação. Somente com esta garantia está configurado o pacto social, que está além da política partidária.

Em nosso entendimento a educação não é neutra, é o principal projeto estruturante da sociedade e possui caráter ideológico, embora existam pessoas com dificuldades para compreender o termo. Isto significa que a implantação de um projeto de educação depende da concepção que uma gestão tem da Educação, de sua concepção do homem e de mundo. Portanto, concordamos com Paulo Freire: “a educação é um ato político”.

Em Ponta Grossa, assumimos o compromisso de implantar e implementar a política educacional nacional. Assim, saímos do plano das ideias e partimos para o plano concreto, rompendo com uma tradição elitista, que sempre reservou às camadas privilegiadas da sociedade uma escola de qualidade, ainda que privada, enquanto que a escola pública era tradicionalmente considerada, até então, de menor valor, fraca, onde não se ensina e não se aprende.

Hoje as escolas públicas do município são reconhecidas como de qualidade pelos cidadãos ponta-grossenses de todas as classes sociais. Muitos já notaram que hoje, depois que o governo municipal implantou a Escola de Tempo Integral, escolas privadas também começaram a oferecer essa modalidade de ensino. Temos um grande público de classe média em nossas unidades. É a nossa escola pública pautando a organização da escola privada.

Porém, nossa Escola de Tempo Integral difere no conteúdo e na forma das propostas das escolas privadas, que nada mais são do que um contraturno escolar para atender a demanda dos pais. Tampouco temos uma escola de reforço, ou de caráter compensatório para alunos mais pobres. Nossa escola está organizada com um currículo ampliado de seis horas diárias de aula. Acreditamos que é possível fazer uma educação pública de qualidade para todos, independente de classe social.

Tudo isso nos anima e nos inspira. Não acreditamos e não fazemos escola pobre para os pobres, ao contrário, traçamos um planejamento e perseguimos a implantação de uma escola rica, para todos. Isso é uma questão ideológica. E o que é essa escola rica? É a escola onde não falta material para os alunos, os espaços são amplos, limpos e organizados, os professores sabem que têm direitos, mas também deveres, pois defendemos que toda criança tem o direito de aprender e o professor tem o dever de ensinar. Há um compromisso com a qualidade do ensino.

Com esse pensamento e esse espírito, com a certeza de que Ponta Grossa está fazendo todo o possível, com o melhor uso dos seus recursos e de seus profissionais, abrimos mais um ano letivo. Que 2020 seja um grande ano para a Educação desta cidade que educa e para essas escolas que tanto humanizam nosso dia a dia e preparam o futuro de Ponta Grossa.

 

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