Menu
em

Chamar a atenção é a melhor solução?

Anular o negativo
Quando alguém lhe perguntar se pode efetivamente dizer umas verdades para um funcionário, a resposta é objetiva: NÃO! Acontece que o instinto de qualquer pessoa é reagir quando vê alguém se aproveitando da influência que exerce nos resultados da empresa. Portanto, é importante destacar que quando a situação envolve um funcionário que é competente, mas é mal educado, o melhor é agir com estratégia. A primeira dica é segurar a impulsividade. Muitas vezes, a discussão é exatamente o que esse funcionário deseja. A segunda dica é lembrar que, apesar da empresa depender do desempenho daquela pessoa, é necessário que suas atitudes negativas no ambiente de trabalho sejam anuladas.

Limitando a atuação
A estratégia recomendada para casos como esse é não chamar a atenção do funcionário. Isso mesmo! Em vez de entrar na discussão, passe a analisar onde e como ele pratica ações negativas e, na seqüência, crie limites para essa atuação. Analise o exemplo: se um excelente vendedor costuma discutir ou tratar mal os colegas responsáveis pela entrega de mercadorias na empresa, a alternativa é dar um jeito para que esse contato não exista mais. Uma boa saída é determinar que toda e qualquer reclamação, ou solicitação que esse vendedor tiver para a equipe de entregas, seja feita por meio da chefia. Note que não foi necessário criar um desgaste com o funcionário.

Bastou apenas que se criasse uma espécie de limite de atuação.

Não corra o risco
Resumindo: um gestor não pode ceder à tentação de reagir e chamar a atenção de um funcionário que é vital para a empresa porque como resposta pode obter desde a perda da motivação do funcionário até um pedido de demissão. O melhor é criar limites e não dar espaço para que o funcionário crie problemas na empresa. Mas lembre-se: só faça isso quando realmente a sua empresa depender do desempenho desse funcionário. Caso contrário, você somente estará cometendo mais erros como gestor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile