em

Certas Preciosidades

Bom dia!

Quando observamos uma joia, a qual traz uma amostra de pedra preciosa, o que lhe confere um altíssimo valor, muitas das vezes, não paramos para pensar, que aquela amostra, teve um longo e difícil caminho, até ser lapidada com a finalidade do comércio de um enfeite o qual será ostentado por pessoas mais abastadas.

Devemos observar, toda a trajetória daquele mineral, o qual é extraído de forma muito agressiva, tanto a natureza, quanto ao ser humano, com elementos químicos fortíssimos, sujeira e a figura do garimpeiro, naquele ambiente hostil, exposto a todos os problemas em sua saúde física e emocional.

No meio de milhares de pequeninos seixos, quase sempre iguais, pedregulhos e muita lama, é lançado o mercúrio, iniciando-se a incessante busca pelo material precioso.

Um dia inteiro de trabalho, pode ser resumido, em uma ou outra amostra, quase minúsculas ao olho humano. Isto sem falar, que quando encontradas, o seu descobridor, pode estar com os dias contados. Nestes locais a violência é muito preocupante.

Em nossa vida, também vivemos garimpando, seja uma profissão, altos salários, carros modernos, um grande amor talvez, uma vida confortável e muitas outras coisas.

Assim como aquele mineral, já citado, passamos por várias etapas, até alcançarmos um objetivo previamente estabelecido.

“Nem tudo o que reluz é ouro”, assim nós também precisamos parar e refletir, pois aquilo que parece ser agradável e bonito hoje, pode ser o grande problema do amanhã.

A pessoa, que usa uma destas raras joias, talvez não saiba, que alguém que trabalhou muito para chegar até ela, pode estar contaminado, doente, ou até morto, e que aquela região, onde o mineral foi localizado, pode estar condenada a um desastre ambiental.

E você o que está garimpando? Coisas alegres ou tristes? Muitos fazem, coisas erradas, o tempo inteiro e reclamam de não encontrar a felicidade. Será que estão no caminho certo? É preciso uma revisão de rotas e atitudes.

Outros até encontram a sua “pedra preciosa” e pensam que tudo termina neste momento. Estão enganados, pois é nesta hora, que devem iniciar o processo de lapidação, demorado, delicado e extremamente doloroso, para alguns casos. Imaginem o diamante, para chegar na condição de uma joia, o quanto não deve ser exposto ao fogo e outros processos industriais. Com as pessoas o processo é semelhante.

Este é o momento, de garimpar a vida, como ela realmente é, sem maquiagens bonitas e sem conversa fiada. É o primeiro passo, para encontrar o que mais espera.

Agradeço a Deus, por ter encontrado uma joia rara e única.

“A bondade é o único investimento que nunca vai a falência.”

(Henry David Thoreau)

Abrindo a semana com uma palavra de referência em sua caminhada diária.

Excelente segunda feira.

Emerson Pugsley

Elogios, sugestões e críticas: [email protected]

(Ilustração deste post emprestada da internet)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.