em

Será que você é um funcionário ‘pré-pago’?

Como é difícil compor uma equipe de colaboradores porque a palavra colaborar significa, de forma simplificada, trabalhar junto, ou seja, só é um colaborador aquele que tem capacidade de trabalhar em equipe, de forma consistente e que olhe os objetivos finais do trabalho coletivo e não somente os seus objetivos. Por essa ótica, existem poucos colaboradores nas empresas.

Toda empresa é um sistema, e para que o conjunto total ofereça bons resultados, as partes devem trabalhar em conjunto, com sinergia e conectadas a objetivos comuns. Mas se quem executa as atividades trabalha de maneira isolada, dificilmente a soma das partes será igual ao todo, que foi programado.

O que é um funcionário pré-pago?

Você com certeza já foi colega de trabalho de um funcionário pré-pago. Olhe em volta ou busque na memória. Sabe aquela pessoa que faz estritamente o necessário? Pior, às vezes nem isso ele faz? O pré-pago coloca dificuldades ou empecilhos para fazer qualquer coisa que lhe seja solicitado. Parece estar sempre atribulado, diz nunca ter tempo para nada, não assume compromissos, se cala em reuniões, trabalha contra as decisões que foram tomadas e que possam lhe dar algum trabalho e a primeira resposta para tudo é não, pois assim evitará novas atividades. Costuma usar a frase Não sou pago para isso e é um crítico ferrenho da empresa em que trabalha. Reclama de salário e diz que precisaria ganhar mais para render mais. Reconheceu alguém? Se reconheceu?

E o interessante de tudo isso é que as organizações sabem quem são os pré-pagos e os mantém trabalhando, pois eles são frutos do modelo de gestão da empresa.

Como surgem?

Primeiro fator para o surgimento do pré-pago é a remuneração mensal fixa, sem possibilidades de ganhos variáveis, ou seja, se o funcionário produzir pouco ou bastante, cumprindo ou não objetivos pessoais e coletivos, ele sabe que ganhará exatamente a mesma coisa. Então, por que se esforçar?

O segundo fator é a falta de programas de qualificação que atualizem o colaborador e mostram que a empresa precisa e investe neles. O terceiro ponto é a ausência de feedback, dando a impressão (ou a certeza) de que ninguém supervisiona as atividades dos funcionários e não sabem o que está acontecendo. E por último a acomodação das lideranças que aceitam nas suas equipes pessoas fora do perfil adequado para a empresa.

Para eliminar o pré-pago e criar uma equipe de alto desempenho as empresas podem implantar programas de remuneração variável baseada em produtividade, que pode ser a Participação nos Lucros, implantar indicadores coletivos e individuais, promover a atualização constante da equipe, implantar feedback (não só nos momentos em que as coisas dão errado) e preparar a liderança para que consigam promover o engajamento da equipe. Parece difícil, mas não é. A partir da remuneração variável é possível implantar todos os outros pontos, pois o funcionário sabe que precisa melhorar suas entregas para conquistar a variação em sua renda. Uma equipe motivada é aquela que está sendo sempre desafiada e recompensada pelos sucessos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.