em

NETWORK – LEIA E REFLITA

 

 

Se hoje você precisasse emprestar uma sala de treinamentos ou um equipamento qualquer, você tem a quem recorrer? Quando você precisa resolver um problema, com quantas pessoas você pode conversar para isso? Qual o tamanho da sua rede de contatos?

Nem sempre a gente percebe, mas muito do sucesso e permanência de empresas e pessoas no mercado deve-se à capacidade de cada um em estabelecer contato com pessoas-chave em todos os níveis e tipos de organizações.

A network permite abrir portas, resolver problemas e alinhavar negócios. Poder contatar diretamente pessoas com poder de decisão pode ser a diferença entre fechar ou perder um negócio ou um novo trabalho.

QUEM VOCÊ CONHECE? QUEM CONHECE VOCÊ?

Muitos empresários acreditam que estar o dia todo dentro de sua empresa é a melhor maneira de ajudá-la a crescer e ganhar mercado. No início da história do empreendimento, quando a empresa ainda é micro, isso é uma premissa verdadeira. Porém quando a empresa cresce o empresário precisa aprender que seu papel passa a ser outro.

Guardar posto de trabalho é papel para os colaboradores. O empresário deve estar no mercado, abrindo portas e fazendo alianças que gerem negócios. É preciso construir uma rede sólida com relações de confiança que permitam que sua opinião seja ouvida e que você seja lembrado como um potencial parceiro, aumentando as possibilidades de negócios.

Para construir uma rede de relações sólidas é preciso participar da vida da sua cidade e do seu ramo de atividades. Você está associado à Associação Comercial? Pertence à Federação das Indústrias? Faz parte de algum conselho ou entidade representativa de sua classe, como sindicatos e associações? Participa dos conselhos municipais de sua cidade? Se a resposta for negativa, sua empresa pode cair no ostracismo, afinal, quem não é visto não é lembrado.

E O TRABALHADOR?

Já imaginou se você perde o trabalho hoje? A quem você recorrerá? Conhecer gente é fundamental e decisivo. Participe de grêmios, clubes, igrejas, projetos comunitários, associações de classe, sindicatos, entre outros e consolide sua rede, pois acredite, você irá precisar dela, cedo ou tarde.

Fazer parte é auxiliar na decisão, poder opinar sobre temas importantes e, principalmente, poder se preparar para as mudanças. Permitirá a construção de uma rede cada vez maior com solidez e confiança nas relações.

Tenho um amigo empresário que parece conhecer todas as pessoas do universo. A cada problema que aparece, independente da área, ele tem o telefone de alguém que pode dar mais informações ou até mesmo resolver a questão. E quando fala com a pessoa, dá a impressão que é um amigo de longa data, pergunta da família e faz alguma brincadeira. Por isso transita com desenvoltura em todos os lugares.

Nelson Canabarro é professor da UTFPR, consultor e escritor. Contato: [email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.