em

CHEFE BIPOLAR

Sabem o livro o médico e o monstro? Dr. Jekill e Mr. Hyde? Representam bem um chefe bipolar. Conforme o momento estão uma doçura e de repente, sem o menor motivo, entram em estado explosivo e … salve-se quem puder.

E como é difícil trabalhar com um chefe bipolar. Porque simplesmente a imprevisibilidade do indivíduo torna qualquer missão uma aventura, pois não se sabe qual vai ser a reação dele, independente da qualidade do que se apresente.

É uma montanha-russa de emoções e o dia no trabalho sempre se torna exaustivo, pois HÁ UMA CARGA EMOCIONAL DESNECESSÁRIA desprendida na tarefa que suga a energia da equipe.

Eu particularmente nunca conheci alguém que gostasse de trabalhar num local sob o comando de alguém assim. Assim como nunca conheci nenhum trabalhador que gostasse de receber ordens e correções aos berros. Talvez você, leitor, conheça, mas eu duvido.

TRABALHO NA EMPRESA PORQUE PRECISO!

Então o que ocorre é que a equipe, especialmente o pessoal talentoso, trabalha no local e suporta o chefe bipolar porque precisa do trabalho. E vai ficar nele, se submetendo, até encontrar uma nova oportunidade.

CHEFE BIPOLAR PRODUZ ROTATIVIDADE E QUEM PERDE COM ISSO É A EMPRESA, pois a todo momento tem alguém na equipe começando seu período de experiência, que é um período de aprendizado e não se deve esperar grandes resultados de quem está aprendendo. Ou seja, há perda de produtividade e de qualidade no resultado do trabalho e dificilmente irá se formar uma equipe de alto desempenho sem fixar os membros. Perda de produtividade, de qualidade, de tempo e de motivação são os principais prejuízos que a corporação tem por manter chefes bipolares em função de liderança.

O QUE FAZER?

Esse tipo de comportamento é mais comum do que parece e acontecem por alguns fatores: despreparo, falta de qualificação em chefia e liderança, insegurança, pressão da alta direção que é canalizada para a base da cadeia, problemas particulares ou, simplesmente e o pior de todos, desvio de conduta do chefe.

A organização deve proporcionar o desenvolvimento das pessoas que lideram sua equipe de colaboradores, porque eles são os responsáveis por levar todos ao sucesso no ambiente de trabalho, estando próximos da equipe, motivando-a e canalizando sua energia produtiva e criativa para o desenvolvimento das atividades. Ou deve substituir o posto. QUANDO O CHEFE É BIPOLAR A PRIMEIRA PERDA É A ENERGIA CRIATIVA QUE SE TRANSFORMA EM ESTRESSE E DESMOTIVAÇÃO, logo em seguida a energia produtiva arrefece e o ambiente torna-se aquele lugar em que as pessoas realizam seu trabalho mecanicamente, sem emoção e sem vontade. Onde não há emoção nem vontade, não há felicidade e muito menos resultado.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.