em

Augusto Ribas

A primeira trilha. O começo da história de Ponta Grossa. O antigo nome de uma rua do centro da cidade lembra a origem do primeiro povoado: os tropeiros que vinham do Rio Grande do Sul com destino a Sorocaba, no estado de São Paulo e que aqui faziam parada. Hoje o Caminho das Tropas se chama Rua Augusto Ribas, homenagem ao homem que governou Ponta Grossa numa época muito importante de sua história.

Em 1855 a Freguesia de Ponta Grossa, um distrito de Castro , foi elevada à condição de Vila. Desde então tinha sua própria Câmara, que exercia o poder executivo. Isso mesmo, até a proclamação da República, a Câmara Municipal era o poder executivo. Para votar e ser votado era necessário ter uma renda mínima anual. Para cargos municipais era necessário ganhar pelo menos 100 mil reis/ano. Quem dirigia a Vila eram comerciantes, fazendeiros e oficiais da Guarda Nacional, os coronéis. Em 1876 Ponta Grossa foi declarada Sede de Comarca, com a nomeação do primeiro juiz de direito. A cidade ficava assim totalmente independente de Castro. Foi nesse clima de alegria dos pontagrossenses que em 1877 Augusto Ribas tomou posse como presidente da Câmara Municipal, cargo equivalente ao de prefeito. Uma de suas providências foi pedir ao governo da província para estender até Ponta Grossa o serviço de diligências que unia Curitiba a Campo Largo. O pedido foi atendido no ano seguinte. A diligência fazia uma viagem semanal e levava três dias para chegar à capital.

Durante a gestão de Augusto Ribas, Ponta Grossa recebeu a visita do imperador Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina. Acompanhando o casal imperial estava o Almirante Tamandaré, o presidente do Paraná Dr. Manuel Pinto de Souza e outras autoridades. A comitiva chegou a Ponta Grossa em 26 de maio de 1880. A cidade se enfeitou para receber os ilustres visitantes. Uma réplica do Arco do Triunfo foi construída com flores e ramos de palmeiras. Nas ruas percorridas pelo imperador todas as casas foram pintadas e o mato cortado. Durante os dias em que permaneceu aqui, Dom Pedro distribuiu doações em dinheiro e títulos de nobreza.

Mas…essas são histórias para outros capítulos desta série.


Ari Corione

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.