Menu
em

Vamos às ruas! Vamos à Câmara!

Jorge Avila

 

A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar (…) O povo passou a ter a iniciativa de leis. Mais do que isso, o povo é o superlegislador. A vida pública brasileira será também fiscalizada pelos cidadãos. Do Presidente da República ao Prefeito, do Senador ao Vereador. A moral é o cerne da Pátria. A corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune tomba nas mãos de demagogos, que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam.

Essas palavras do discurso de Ulysses Guimarães quando da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, naquele 05 de Outubro de 1988, podem perfeitamente descrever este Junho de 2013. O povo exige mudanças, principalmente de postura e atitude da classe política.

Aqui, na cidade de Ponta Grossa, ao que parece, alguns vereadores preferem tapar os ouvidos para o clamor popular. Ao indicar pelo arquivamento do Processo de Cassação da Vereadora Ana Maria, os responsáveis por essa atitude, botam as mãos nos ouvidos e fecham os olhos para o pulsar das ruas.

A vereadora, por muitas vezes procura defender-se buscando definir corrupção, com roubo ou desvio do dinheiro público. Em alguns momentos justifica nos erros de terceiros, o seu próprio erro. Diz não ter maculado a imagem do PT, seu ex-partido, partido do mensalão, partido do Delúbio, Genuíno, Dirceu e tantos outros. Diz não ter maculado a imagem da Câmara Municipal de Ponta Grossa, que a alguns anos teve uma ferida aberta com o caso Esqueleto.

Corrupção não é somente roubar ou desviar dinheiro público. O corrupto nas sociedades mais antigas, não era somente o que se vendia por dinheiro, mas aquele que por uma fraqueza pessoal, um desvio de caráter, e até mesmo por covardia, acabava por trair aqueles com os quais tinha feito votos de confiança.

Nós, cidadãos de Ponta Grossa, temos na Segunda Feira, dia 24 de junho, as 19:00, uma bandeira a empunhar. Temos uma causa para lutar e um grito para ecoar na Câmara dos Vereadores. Temos de fazer valer a qualidade de superlegisladores e fiscalizadores, neste caso dos nossos vereadores, como idealizado a mais de vinte anos por Ulysses.

Não! É isso que temos de fazer os nossos vereadores ouvirem quando a votação for pelo arquivamento do processo. Sim! É o que eles ouvirão quando tiverem de dar o voto pela cassação. O maior interessado por isso tudo não é o PT, que terá o vereador suplente na Câmara. Não é a situação ou a oposição. Essa barreira foi rompida. O maior interessado é o povo da nossa cidade que viu a sua imagem maculada na imprensa nacional e internacional.

Vamos às ruas! Vamos à Câmara! Vamos nos vestir o azul e branco da nossa bandeira local e não vamos deixar que a nossa dignidade seja arquivada junto com esse processo.

 

O autor é cidadão ponta-grossense

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile