Menu
em

Respeito aos paranaenses

Beto Richa

Até o final desta semana, espero ter visitado 309 cidades de nosso Estado, em busca de uma meta pessoal que estabeleci e que cumprirei até novembro deste ano – ir a todas as 399 cidades do Paraná, se Deus quiser.

De Curitiba, capital do Estado, a Nova Aliança do Ivaí, nossa cidade menos populosa (com 1.433 habitantes), na região Noroeste, onde estive em julho deste ano, mantive, desde o primeiro dia de meu governo, contato direto e constante com os paranaenses. E continuarei a mantê-lo. Há cidades que nunca haviam recebido a visita de um governador ou outras onde um governador do Paraná não passava há 15, 20 anos. Porém, eu faço questão deste procedimento.

Afinal, é nas cidades que as pessoas vivem, trabalham, têm sonhos, buscam melhorar suas vidas e de suas famílias. O contato direto com as pessoas é uma demonstração de respeito para com os paranaenses e, ao mesmo tempo, me dá condições de conhecer de perto as demandas de cada cidade, atualizando-as, estabelecendo maneiras para atendê-las, viabilizando programas, convênios, recursos etc. Já tínhamos o Plano de Governo prévia e cuidadosamente detalhado por nossa equipe antes das eleições em 2010. Ao tomar posse, passamos a administrar e a atualizar demandas e necessidades do Estado.

Dois dias de nossa agenda semanal são dedicados exclusivamente para este contato com as pessoas nas cidades onde elas vivem. Sempre fui e continuo muito próximo delas e em todas as cidades do nosso Estado encontro a reciprocidade das pessoas, o reconhecimento de quem está vendo e sentindo nosso trabalho. Fico muito honrado, por exemplo, com a avaliação que a população paranaense tem feito de nosso governo. Recentemente, pesquisa do Ibope nos indicou como o segundo melhor governador do País. Também recentemente, o Instituto Paraná Pesquisa demonstrou que 67% dos paranaenses aprovam nosso governo – esse cresce para 72% no interior do Estado.

Esses números não são gratuitos. As razões deste reconhecimento são explicadas pelos nossos conceitos democráticos, sem distinções partidárias na gestão, atendendo àqueles que nos encaminham reivindicações e dentro de nossas possibilidades, assim como em nossas práticas administrativas e políticas. Nossa equipe trabalha com nortes de planejamento e eficiência. É um governo que faz mais com menos. Os resultados acabam se refletindo na opinião dos paranaenses.

Fazemos tudo o que está ao nosso alcance, dentro do que permite a lei. Estamos investindo em todos os setores, especialmente em educação, saúde, segurança, infraestrutura, habitação, enfim em todas as áreas, apesar das dificuldades que enfrentamos, com a extrema concentração de recursos pela União, em detrimento do Estado e dos Municípios. Estamos cumprindo nosso programa, com o apoio da comunidade paranaense e fazendo todo o possível, mesmo com a queda nas transferências de recursos federais ao Paraná, que somam mais de R$ 1 bilhão. Se não fazemos mais é porque também temos dificuldades a enfrentar.

De uma coisa não abro mão: continuarei administrando com os paranaenses, conversando com todos, respeitando as prioridades enumeradas por cada pessoa que encontro por nosso Estado afora, exercendo o seu mais legítimo direito de reivindicação e o seu dever de cidadania, assim como o seu apoio ao poder constituído.

O autor é governador do Paraná

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile