em

Reger

Laertes Larocca

 

 

Impossível comunicar-se com clareza e desenvoltura sem saber o emprego das regências. O termo tem variados significados que convém dominá-los para uma expressão correta das ideias.

O vocábulo reger se liga à regente e regente à regência. O termo regente é um fator indispensável na oração. O significado de regente é amplo, daí vem a facilidade de compreensão em determinados enunciados.

Na terminologia de L. Tesnière, o regente é constituído numa oração pelos termos dos quais dependem os outros ditos “subordinados” assim, como por exemplo: O jovem rapaz veste seu sobretudo. O verbo veste rege o jovem rapaz e seu sobretudo, rapaz rege o jovem e sobretudo rege seu.

Existe o regente de orquestra, regente do coro. É aquele que tenta harmonizar os sons instrumentais ou as vozes dos cantores; significa também exercer o poder: O padre Feijó regeu durante a minoridade de D. Pedro II; ministrar aulas, lecionar: O professor irá reger a oitava série do curso fundamental. Na minha primeira nomeação estava assim escrito: resolve nomear Laertes Larocca para reger uma das classes do Grupo Escolar de Ortigueira, isso em 1960.

A regência não só focaliza semanticamente o verbo, mas também os nomes (substantivos e adjetivos) e, às vezes, um advérbio, que também são palavras de significação transitiva.

É o caso da regência nominal que dá origem ao chamado complemento nominal da análise sintática.

O aparecimento da regência nominal está ligado ao emprego das preposições regidas. Abandonado rege as preposições a, de, em ou por. Todas estão corretas, dependendo do contexto em que são usadas. O velho estava abandonado em um canto da casa; Morreu abandonado de todos; As roupas estavam abandonadas no varal; O garoto foi abandonado pelo pai.

Relação de regências de alguns substantivos e adjetivos. Agradável a, apto para, a, bom para, para com, confiante em, a, desagradável a, entendido em, fiel a, generoso com, hábil em, impróprio para, leal a, com, para com, misericordioso com, nobre de, em por, obediente a, passível de, querido de, responsável por, semelhante a, temeroso de, útil para, visível a.

Não se pode confundir complemento nominal com o objeto indireto. Neste é o verbo que rege a preposição; no complemento nominal, as preposições aparecem depois do substantivo, adjetivo ou advérbio.

O filme agradou aos espectadores. (objeto idireto). O filme tinha um tema agradável a todos.  (complemento nominal). O jogador confiou na vitória (objeto indireto). Tenho confiança na vitória.  (complemento nominal). Gostamos de frutas. (objeto indireto). O gosto da fruta é doce (complemento nominal).

Nos advérbios também pode aparecer a força transitiva. Assim favoravelmente (advérbio de modo) pede a preposição a. O juiz decidiu favoravelmente aos requerentes; Falou contrariamente ao bom senso . Longe é advérbio de lugar; Moro longe da universidade, Bem é advérbio de modo. Ele vive bem com todos. Mal é advérbio de modo. Ele esta mal de dinheiro.

Complemento nominal é uma estrutura que auxilia e muito a expressão correta do pensamento. Não se trata de mais uma gramatiquice como o ensino do português está sendo tratado hoje.

No momento em que nosso idioma parece desaparecer com tendências e teorias inúteis e anárquicas, é muito importante que reflitamos sobre o pensamento do jornalista Luís Guilherme Barrucho da Revista Veja que assim se expressa: “Empobrecer o idioma é um dos instintos automáticos das mentes autoritárias.”

 

 

O autor é professor

 

 

Referências Bibliográficas:

1. Barrucho, Luís Guilherme. Revista Veja, São Paulo, março 2012, p. 94.

2. Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro. Ed. Nova fronteira, 2009.

3. Bueno, Silveira. Minidicionário da Língua Portuguesa, São Paulo. Ed. FTD, 2007.

4. Dubois, Jean et allii. Dicionário de Linguística. São Paulo, Cultrix, 1973.

5. Fernandes, Francisco. Dicionário de regimes de substantivos e adjetivos. Porto Alegre, Ed. Globo, 1951.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.