Menu
em

Ponta Grossa, uma cidade diferente

 

 

Infelizmente, Ponta Grossa é uma cidade construída para manter os ricos sempre ricos e os pobres sempre pobres. A cidade é linda, mas tudo aqui promove a separação social por sobrenomes. Quem nasce pobre será sempre pobre, quem nasce rico será sempre rico. Até quem acha que defende as classes mais baixas está enganado, lutando para perpetuar os problemas que hoje existem aqui, separando as classes sociais.

Vou dar exemplos: o comércio de rua em Ponta Grossa trabalha de segunda à sexta-feira das 9 horas às 19 horas, ou seja, quem trabalha neste setor tem dificuldades para estudar… Isso é pior que trabalhar aos domingos, afinal, estudar poderia mudar a condição futura de vida do cidadão ponta-grossense… Porque ninguém luta para abrir as lojas de rua às 8 horas e fechar às 18 horas? Por que as pessoas não conseguem enxergar que o estudo é que poderia fazer a diferença no futuro da vida delas?

A preocupação não deveria ser o trabalho aos domingos, pois quem trabalha domingo tem incremento de renda e assim poderia pagar uma faculdade… As pessoas criticam o trabalho aos domingos, porque foram preparadas para serem do comércio a vida toda, elas não foram incentivadas a sonhar com uma faculdade que lhes desse uma profissão diferente. Ninguém pensa em ganhar melhor para pagar uma faculdade… Na verdade, quando o adolescente está completando 16 anos de idade ele precisa começar a deixar seus estudos, afinal o comércio em Ponta Grossa abre das 9 às 19 horas.

Outro exemplo do pensamento dominante aqui é que Ponta Grossa tem o Parque Ambiental Manoel Ribas – na região central da cidade – completamente parado, quase abandonado… E mesmo tendo aquele belo espaço aqui no centro, a cidade não possui uma alternativa de lazer aos seus moradores…

Porque não transformar o Parque Ambiental num grande espaço de lazer com quiosques fixos, lanchonetes, restaurantes, etc, tornando o mesmo um lugar para as famílias passearem ao final de semana? Os ricos pegam seus carros e vão para Curitiba, e por isso nem ligam para o Parque Ambiental (próximo ao Terminal Central de Transporte Coletivo).

Tem milhares de outros exemplos, mas tomara a Deus que o próximo prefeito em Ponta Grossa pense a cidade de forma diferente. Para terminar, o dia de maior venda das Lojas Americanas é o domingo. A maior venda da Havan é no domingo… E quem trabalha aos domingos ganha mais…

Mas, a questão em Ponta Grossa não é apenas abrir ao domingo… O problema é centenário e não mudará facilmente. Em cidades como Londrina e Maringá o índice de moradores locais em faculdade é bem maior que o de Ponta Grossa… Porque será?

 

Ávaro Luciano Ribeiro Caetano é cidadão ponta-grossense

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile