Menu
em

Ponta Grossa e o seu turismo abstrato

Na semana passada, neste mesmo jornal, uma excelente reportagem sobre o município de Prudentópolis me chamou muito a atenção e me levou a uma reflexão profunda sobre a temática em questão. Pessoalmente, já estive naquele município e pude perceber com meus olhos que quando hasteamos a bandeira do apoio concreto a este setor turístico o resultado aparece de maneira concreta.

Com seus pontos naturais, igrejas históricas, museus e tradições culturais, aquela cidade, tem demonstrado capacidade de trabalhar em benefício não somente de uma ou outra pessoa, mas da coletividade.

O que mais me entristece é morar em uma cidade, com igrejas históricas, estações antigas de transporte ferroviário, museus, inclusive de Época, ambientes naturais de beleza ímpar, rede hoteleira de qualidade, com estrelas para escolher a vontade, mas nenhum apoio ao setor de turismo.

Temos o artesanato local, com feiras espalhadas pela cidade, com trabalhos maravilhosos, cuidadosamente elaborados, mas que muitas das vezes ficam esquecidos nas prateleiras, por falta de divulgação.

Estamos localizados numa região privilegiada com grande fluxo de veículos e pessoas, mas muitos destes passam e vão embora buscando cidades que divulgam aquilo que possuem e mostram receptividade com o turista.

Bem pertinho de nós temos a cidade de Carambeí. Até parece que foi ontem que a mesma foi emancipada de Castro, mas conseguiu em pouco tempo, construir um Parque Histórico, ao meu ver, sem igual no Brasil e até no mundo, com uma réplica perfeita e objetos originais. Isto sem falar, que ao final do passeio, ainda tem a oportunidade de saborear deliciosas tortas holandesas, de tirar o chapéu, pelo sabor sem igual.

O que estes dois municípios citados possuem  que a nossa cidade de Ponta Grossa ainda não conseguiu enxergar? Ao meu ver, pessoas interessadas no desenvolvimento, não somente individual, mas em prol da população como um todo.

Vejam só, estamos discutindo a bastante tempo a implantação do tão sonhado Museu de Geologia de Vila Velha. Até recursos existem, mas ainda falta muita vontade de colocá-lo para funcionar efetivamente. E este é somente um dos inúmeros exemplos que temos por aqui.

Senhores futuros administradores municipais, a cidade de Ponta Grossa tem um potencial turístico enorme, mas pouquíssimo valorizado. É preciso visão e carinho com este setor prioritário, pois se for bem feito, além de gerar renda, também dá oportunidade de emprego, para diferentes pessoas. Até temos um curso superior de Turismo em nossa UEPG, pública e gratuita. A mão de obra está sendo formada. Agora precisam fazer a parte que lhes cabe na gestão pública municipal.

 

Emerson Pugsley é cidadão ponta-grossense

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile