Menu
em

PONTA GROSSA E A SUA GEOGRAFIA

Começo este artigo com uma pergunta: – o que é geografia para você?

         Alguns podem dizer, é o estudo dos rios e mares, do espaço sideral, das florestas e matas, dos diferentes povos e suas culturas, das montanhas e rochas, das cidades e seus problemas, da luz e da escuridão, entre tantas outras coisas.

         Pois é, com grande alegria no coração, recebemos uma excelente notícia, no início desta semana. A nossa universidade pública e gratuita, está mais uma vez fazendo história.

         Segundo o ranking, publicado no jornal Folha de S.Paulo, no último 07/12, o curso de Geografia, entre outros, figura entre os 10 melhores do Brasil, baseado em avaliação do Ministério da Educação (MEC). E a UEPG se coloca na 52° posição entre as 227 universidades avaliadas em todo o país.

         Notícias assim, nos fazem refletir e muito, pois temos vários cursos de geografia espalhados pelo Brasil afora, mas justamente o nosso está em destaque. É preciso tirar o chapéu para todos os nossos professores e professoras, os quais estudam uma vida inteira, para depois passarem o seu conhecimento aos futuros profissionais geógrafos e licenciados, cada qual, com sua importância insubstituível.

         Devemos valorizar todos aqueles, que lutaram para que hoje tivéssemos aqui um curso de geografia. Deixaram muitas coisas de lado, mas pensaram no bem maior da população, que sem sombra de dúvida, é a educação superior. Temos especialistas, mestres e doutores nas áreas diversas, alguns deles, com formação até em outros países.

         Mas poucos valorizavam a tão falada geografia, amada por alguns, detestada por muitos e criticada por vários. Temos um Observatório Astronômico completo, com qualidade de ensino e profissional gabaritado a frente do mesmo. Seus estudos ganharam destaque até na Agência Espacial Americana – NASA, segundo reportagens recentes.

         Temos um laboratório de geologia, com qualidade em amostras, aparelhos, material bibliográfico e professor doutor. Isto justamente, em uma cidade, a qual ainda não conseguiu tirar do papel, o tão sonhado Museu de Geologia de Vila Velha, local este, que poderia servir de ambiente de estudos e novos aprendizados para acadêmicos e professores.

         Tantos que ao buscar o vestibular, entram no curso de geografia, pensando ser o mais fácil, o menos trabalhoso, mas não refletem, sobre o que pensam do futuro profissional. Depois desistem no meio do caminho ou ao chegar no término, arquivam o diploma para sempre. Mas não é tão fácil assim. É preciso estudos, dedicação completa, visão de mundo no passado, presente e futuro e muitas noites mal dormidas.

         Não é a toa, que o Bacharelado em Geografia, da nossa UEPG, está como o quarto melhor curso do Brasil na área. Parabéns aos geógrafos de plantão!

 

EMERSON PUGSLEY, é formado em Licenciatura em Geografia, pela UEPG, no ano 2000

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile