Menu
em

O caminho da cooperação

Foto: Divulgação

Há muito navegando nos mares do Associativismo tenho visto verdadeiras maravilhas alcançadas pela força da cooperação. É nítido que quanto maior a cultura Associativa de uma cidade, maior e mais rápido será o progresso econômico deste povo.

Mas, mesmo ante tanta informação e tanta clareza, por que vemos a teimosia e a persistência da competição? Quero crer que o Mestre Jesus já tinha percebido que muitos ouviram a mensagem, mas poucos a compreenderem e a levariam adiante.

Nosso cérebro e nosso coração são bombardeados a todo instante de informações massivas e manipulantes, carregadas de mensagens enganadoras que nos levam a uma busca frenética de sucesso individual, mostrando vitoriosos e caminhos para a vitória com a busca do sucesso pelo sucesso a qualquer custo.

Por existir sucesso para quem busca fica difícil percebermos que este caminho é para poucos, e mesmo para quem chega não há realização plena de vitória, apenas do gosto amargo da vitória efêmera e solitária do pódio das disputas.

Poucos parecem perceber que até mesmo os consumidores não valorizam mais a competição, buscando apenas preço e qualidade (que nos levou à competição acirrada muito semelhante a uma guerra). Hoje evoluídos e informados querem comprar de quem oferece qualidade, mas estão atentas às questões ambientais, sociais e de governança.

É deles que está vindo a mensagem da cooperação. Todos desejamos o bem pessoal, mas por milagre ou por informação parece que, ao menos em maioria, todos desejam o bem de todos e não somente dos escolhidos. Há uma nova ordem se formando e ela passa incondicionalmente pela cooperação. Se você ainda não consegue ouvir por si só, tenta ouvir a mensagem que vem do mercado. O caminho existe. O caminho é ASSOCIAR. Vamos trilhar.

O autor é empresário com 30 anos de experiência em associativismo, formado em Filosofia e Administração

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile