Menu
em

Luto pelo Brasil

Luto pela Educação! Luto pela Saúde! Luto pela Petrobrás! Luto pela Economia! Luto pelo etanol! Luto pelo Meio-Ambiente! Luto pelos ministros… Não, você não está entendendo, estou de luto por ter um governo tão despreparado e que pouco faz. Quando falo pouco me refiro àquilo que seja óbvio.

A tragédia na boate Kiss de Santa Maria, Rio Grande do Sul, é o mais novo exemplo. A boate tinha capacidade para quase mil pessoas e… apenas uma única saída!? E nenhuma estrutura para emergências. Um sinalizador que só é permitido em áreas abertas era usado em ambientes fechados pela banda. Os seguranças nem tinham rádios… E demoraram a liberar a saída. Os extintores não funcionaram… Enfim, um desastre inacreditável. Saldo? Indefesos, responsabilidade de diversas autoridades: 234 mortos… Número que deve crescer nas próximas semanas.

E se não cobrarmos os políticos, outras tragédias ocorrerão. Aliás, se tivessem prestado atenção na de Rhode Island, Estados Unidos da América, que matou 100 pessoas e feriu outras 200, adivinhem, também após um show pirotécnico. Quando eu estava na Argentina, vi na TV o aniversário do desastre da boate Cromagnon, no ano de 2004, em Buenos Aires. A semelhança clama por justiça, aconteceu lá, ninguém fez nada aqui.

Em diversos artigos, denunciei algumas tragédias por vir e ainda não vi as autoridades tomarem alguma providência de verdade. O que dizer das anuais enchentes? Da violência… E tragédia é o que informa o Ministério da Saúde: o uso de drogas matou mais de 40 mil pessoas entre 2006 e 2010. Oito mil óbitos por ano, em média. E, só o álcool foi a causa da morte de 85% dos casos. Depois, vem o fumo com 11%. Cadê a autoridade para esta tragédia?

Que tal lembrarmos a tragédia no trânsito? Só em São Paulo, em 2010, morreram por causa dos veículos 630 pedestres. Para comparar, em Londres, morreram 77 pedestres em 2011. Na década de 90, a média anual era de 136. Que fizeram? Melhoraram a sinalização, fizeram campanhas educativas e envolveram a comunidade.

A tragédia no trânsito não para aí. Os casos de invalidez por acidentes de trânsito quintuplicaram entre 2005 e 2010, saltando de 31 mil por ano para 152 mil. E dessas vítimas, mais de 70% dos casos o acidentado usava moto. Um desastre para a família e para a Nação que paga as aposentadorias por invalidez. Some-se ainda a explosão nas vendas de motocicletas. Há seis meses eu apresentei uma sugestão: instalar e também usar as câmeras já instaladas para aplicar multas. Guardas de Trânsito bem posicionados também seria suficiente para disciplinar todos os motoqueiros. Usar tachões entre pistas contrárias tem ajudado em São Sebastião. Ou para as autoridades cem mil inválidos não é chocante?

E a tragédia ainda não acabou, em 2011, o trânsito foi responsável pela morte de mais de 40 mil pessoas, número que cresceu 8% sobre o ano anterior. E onde estão os ministros, governos e secretários? Esperando que deputados e senadores sejam duros e cobrem políticas públicas em favor da vida.

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile