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Dia dos Pais: como vender mais com soluções omnichannel

O Dia dos Pais é uma das datas mais aguardadas pelo varejo nacional, estando entre as cinco celebrações mais importantes do ano. Porém, ainda é reduzido o número de pequenas e médias empresas que investem em soluções omnichannel, ou seja, as estratégias que combinam ações on e offline para atrair, se relacionar e cativar o cliente.

O resultado acaba sendo lojas físicas vazias – ou com fluxo aquém do esperado. Mas, é importante entender que isso não significa que o consumidor não está se movimentando em busca do presente ideal para o pai. Apenas não está entrando no seu ponto de venda. De acordo com levantamento da CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, a intenção de compra do brasileiro para a data compõe o seguinte ranking de buscas: roupas (50%), perfumes (36%), calçados (34%) e acessórios (24%).

E para que este mês – invariavelmente um período ruim para as vendas no varejo, mas que ganha um fôlego por conta da data especial – feche no positivo o empresário precisa considerar ações simples e eficazes para alavancar seus resultados.

Alguns dados reforçam esse pensamento: pesquisa da Digizuite mostrou que marcas que adotam ações omnichannel podem ver um aumento de 9,5% nas receitas anuais, em comparação com apenas 3,4% para aquelas com estratégias deficientes​. E um estudo da RetailTouchPoints evidenciou que consumidores que interagem com múltiplos canais de venda gastam até 30% mais ao longo da vida útil​.
Por isso, se vale uma dica para esse Dia dos Pais, vou aproveitar e compartilhar três ações práticas que todos os empresários deveriam pensar e/ou colocar em prática para não deixar o “bonde” da data passar e seu resultado ficar no vermelho enquanto seu vizinho está faturando muito:

  1. Marketing Digital e Redes Sociais: Invista em campanhas de anúncios segmentadas nas suas redes sociais, promovendo produtos específicos. Utilize ferramentas de acompanhamento da jornada do cliente, enviando ofertas personalizadas via e-mail ou SMS, com base no perfil de compra.
  2. Promova Experiência Personalizada: Crie uma experiência de compra personalizada utilizando o perfil do cliente. Ofereça recomendações de presentes, por Whatsapp, baseadas nos interesses e comportamentos do seu consumidor.
  3. Programas de Fidelidade: Implemente programas de fidelidade que recompensem os clientes por compras tanto online quanto offline. Isso não só incentiva a repetição de compras, mas também aumenta a lealdade à marca.

A adoção dessas estratégias não exige grandes investimentos, mas sim criatividade e vontade de inovar. As ferramentas necessárias estão disponíveis no mercado, acessíveis a pequenas e grandes empresas. Neste agosto, ao adotar abordagem omnichannel, varejistas podem maximizar as vendas e criar uma experiência memorável para os consumidores, solidificando sua presença na mente do seu cliente e do mercado.
Independentemente do tamanho da sua empresa, as estratégias e as ferramentas estão a seu alcance. Não espere o futuro chegar!

*O autor é publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há mais de 15 anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com background na área de branding e design, Saulo fundou, em 2011, a Camelo Digital, hoje CMLO&CO, agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais de 12 países.

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