Menu
em

Construir UEPG

 

Homologado no Conselho Universitário o resultado da consulta à comunidade acadêmica, falta apenas o despacho do governador e a posse do professor Doutor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e da professora Doutora Gisele Alves de Sá Quimelli respectivamente na condição de Reitor e Vice Reitor da UEPG para que esse novo ciclo se inicie.

Tendo em vista que este processo de consulta foi o mais acirrado da história da instituição, e somado ao fato de estarmos vivenciando um momento completamente diferente ao de anos, onde através de redes sociais, com um celular na mão, todo mundo é alçado à condição de criador de conteúdo, é normal e natural que se inicie junto deste novo ciclo a consolidação de uma oposição.

Não diria atuante, pois principalmente por parte dos discentes, impera a questão do individualismo, ficando de lado a construção coletiva, fazendo assim com que a atuação se resuma em poucos Centros Acadêmicos e ao que chamam de militância de sofá, onde é cômodo e aconchegante utilizar-se do anonimato enrolado nas cobertas e bebendo chocolate quente nos dias frios que fazem nos Campos Gerais.

É preciso ter a consciência de que a UEPG é de todos nós, e sendo de todos nós demanda também nossos esforços. Mais importante que apenas passar quatro, cinco ou seis anos pela instituição com o único intuito de se formar, é deixar uma parcela de contribuição. Isso inclusive enriquece a formação. Há por exemplo aqueles acadêmicos que estão sinalizando um descontentamento com a formula de como é realizada a consulta. Mas aonde está o órgão que representa os acadêmicos na UEPG para que se posicione, convoque os responsáveis para que explique e justifique o processo, quem sabe até promover seminários temáticos que venham a ser propositivos nesse aspecto? É o Diretório Central dos Estudantes, que infelizmente encontra-se sem gestão num período importantíssimo na história da Universidade.

Num ambiente mais reduzido, temos dezenas de cursos na nossa instituição e onde estão as dezenas de Centros Acadêmicos cobrando dos setores, colegiados e Departamentos melhorias para seus pares? Sobre este aspecto fica o exemplo cotidiano do Centro Acadêmico Carvalho Santos, do curso de Direito, que sempre em sintonia com os órgãos docentes do curso, promovem palestras, encontros, simpósios, seminários e afins, revertendo a receita desses eventos em prol do curso. Cadeiras estofadas, vidros especiais que melhoram a acústica da sala de aula, ar condicionado, biblioteca nova e atualizada é possível devido a essa parceria de anos que visa unicamente levar o curso a excelência, longe de qualquer comodismo e militância de sofá.

Destaco ainda a parceria entre o Centro Acadêmico de Direito e o Centro Acadêmico João do Rio de Jornalismo que na ausência do Diretório Central dos Estudantes promoveram o debate que deu a largada para o processo de consulta à Reitoria. Debate esse que não deixou nada a desejar e provou que acadêmicos quando organizado são capazes de realizar ações com competência.

A proposta da chapa vencedora trazia como mote UEPG mais perto de Você e é para isso que se vai trabalhar no próximo quadriênio. Mas também é preciso Mais UEPG onde todos, independente do número de chapa ou segmento na comunidade acadêmica dê a sua contribuição para esta instituição que é de todos nós. Assim será possível Transformar UEPG para que A UEPG que Faremos Juntos tenha sempre o lugar de destaque que merece.

 

Jorge dos Santos Avila – Bacharel em Administração e acadêmico em Economia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile