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Como ações estratégicas de marketing podem alavancar suas vendas

Foto: Divulgação

Boas ações de marketing são indispensáveis para o crescimento de qualquer tipo de negócio, seja em uma indústria, em um comércio ou ainda em uma venda informal. Quando executadas de forma estratégica, com foco em cada um dos canais de comunicação e venda, as ações podem fazer suas vendas alavancarem exponencialmente.


Um exemplo disso é a Above, marca de antitranspirantes 100% nacional, produzida em Palmeira, no interior do Paraná, e que está entre as três mais vendidas no Brasil, apesar de ter apenas quatro anos de existência. A marca bateu recorde de vendas em maio, com 16,7 milhões de unidades vendidas em todo o país. Assim, acumulamos um crescimento de 20,5% em volume de vendas de janeiro a maio deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.


Afinal, como atingir esse resultado? Muitos associam o marketing apenas com propagandas na TV, rádio e outros canais de comunicação. Mas o marketing é, antes de tudo, uma ferramenta de gestão estratégica. Ações off-line, que envolvem o contato direto com fornecedores e clientes, por exemplo, têm sido extremamente impactantes para os negócios. Desde agosto de 2021 estou percorrendo todo o Brasil para conversar com os clientes da Baston e entender suas necessidades, falando do CEO ao encarregado. Isso é marketing em sua essência mais pura e, por isso, traz resultados, porque há interesse genuíno em entender a realidade dos clientes e oferecer produtos e soluções cada vez mais alinhados às suas necessidades. Esta ação, que parece simples, nos proporcionará lançar 20 novos produtos até o final deste ano, com uma expectativa de fechar 2022 com um crescimento de 50% no volume de vendas.


Isso nos ensina uma importante lição: para impactar o consumidor final é preciso primeiramente focar em estratégias B2B (business-to-business) com quem vai comprar e distribuir o seu produto. Ter uma boa divulgação e um bom posicionamento nesse canal é o que vai fazer o negócio acontecer. Assim, ações de trade, incentivo, palestras, treinamentos e de relacionamento são altamente indicadas para quem quer resultados efetivos. Além disso, também é possível utilizar estratégias de conteúdo omnichannel para estreitar o relacionamento, por meio de ferramentas como o WhatsApp e as mídias sociais.


Executar ações focadas em B2B de forma estratégica e assertiva, com certeza, gera impactos no consumidor final. Além disso, algumas ações de trade focadas em B2C (business-to-consumer) fortalecem a divulgação e o reconhecimento da marca, como a disposição de gôndolas, displays e outros materiais de PDVs. No digital, essas primeiras ações podem ser feitas com banners em portais de notícia confiáveis e pode envolver até mesmo parcerias com influencers digitais que ajudem o consumidor final a entender o propósito da marca.


Por fim, temos as ações focadas na construção da reputação da marca. Aqui, entram patrocínios a eventos, programas, atletas ou personalidades. Associar seus valores empresariais aos valores destas pessoas ou programas, gera uma conexão automática entre a marca e o consumidor final. Prova disso é a grande aceitação que as linhas Above com o embaixador Neymar Jr. têm e o sucesso que a marca fez durante as três edições patrocinadas do Big Brother Brasil.


Portanto, executar ações de marketing on e off line com visão estratégica aliada aos propósitos da marca é a melhor forma de impactar todos os públicos, seja B2B ou B2C. Não importa o tamanho da ação, o importante é ter todos os canais alinhados. Assim, o impacto nos consumidores será efetivo e certeiro.

*O autor é CEO da Baston Aerossóis, com sede na cidade de Palmeira

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