Menu
em

As licenciaturas nas universidades

Renoaldo Kaczmarech

Lendo o artigo publicado pela redação intitulado Estado quer reverter a queda no interesse por licenciaturas nas universidades, fico a pensar como a Secretaria da  Educação pretende fazer este  milagre.

 Várias são as causas deste fracasso educacional superior, em minha opinião:

 A universidade atualmente não prepara professores, prepara  pesquisadores, mesmo sendo uma licenciatura, ele sai pesquisador, não professor. A parte ligada a formação do futuro  professor é pouco representativa, e deficiente. Tenho  sido aluno de um curso de licenciatura  a muitos anos , tenho visto o pouco valor  atribuído as disciplinas de formação pedagógica e humana dos futuros professores, dentro da grade curricular. Tenho colegas professores, que atuam tanto na rede pública como particular, e que recebem licenciados já formados, o resultado me confidenciam eles, é deplorável, não sabem dar aulas e muito menos lidar com os problemas presentes dentro de uma sala de aula, como, por exemplo, indisciplina.

 O segundo problema é o respeito pela figura do professor, que ele possuiu no passado, e que lhe foi paulatinamente retirado através das novas práticas pedagógicas criadas, ironicamente pelo Ministério da Educação apoiada pelas secretárias de educação, essa é a chamada nova educação. O professor se  transformou de mestre, em uma espécie de espantalho, que está presente em sala de aula, mas que ninguém respeita, nem pais, nem alunos, muito menos o governo, que diz investir em educação, mas estatísticas feitas por órgãos como UNESCO, mostram que não  ocorrem esses investimentos, basta ver o lugar que ocupamos no ranking educacional  do mundo.O que nos leva ao terceiro problema  da educação.

O mesmo governo que diz investir na educação, paga um salário, que não atrai de maneira alguma a juventude,  para a carreira de professor, para piorar, salas superlotadas, estress, violência dentro das escolas, professores agredidos e ficando adoentados, escolas deficientes em estrutura, vemos nos noticiários corriqueiramente, chuva dentro de salas de aula, falta de segurança, etc. Hoje o professor não tem autoridade, lembro-me de um colega me contando, que foi aplicar uma prova em uma turma, um dos alunos amassou a prova e a jogou em seu rosto, foi mandado para a diretoria, um minuto  depois, voltou rindo, da cara do professor, que nada pode fazer, além de ficar com cara de bobo ou melhor de espantalho diante do resto da turma, nova pedagogia dizem os entendidos os defensores deste novo ensino, a culpa é do professor dizem eles, este é mais um motivo para a juventude se afastar desta carreira são também saco de pancada do especialistas em educação, se algo não da certo, a culpa é do professor.

Como disse fica difícil atrair a juventude para os cursos de licenciaturas, não vamos atrair ninguém com curso a distância, políticas de educação, etc, falemos a verdade, enquanto os cursos de licenciatura forem fornos de pesquisadores, os salários forem ruins, e o respeito e autoridade dos professores não voltarem, está é uma carreira desinteressante.

O autor é formado em Ciências Biológicas, foi professor e técnico da UEPG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile