Menu
em

A Política e os Partidos (sem inveja)

José Elizeu Chociai

Em a “Inclusão do Outro”, o filósofo Habermas nos ensina sobre o conteúdo racional de uma moral baseada no mesmo respeito por todos e na responsabilidade solidária geral de cada um pelo outro. Descreve a inclusão do “outro” como afirmando que a comunidade projetada de modo construtivo não é um coletivo que obriga seus membros uniformizados à afirmação da índole de cada um, mas sim, uma inclusão que significa que as fronteiras da comunidade estão abertas a todos, incluindo àqueles que são estranhos um ao outro. Dessa forma temos pautado nosso envolvimento político em nossa Princesa dos Campos, e também em todo o Estado do Paraná.

Para mim a política teve sempre seu significado clássico. Política para mim é a arte ou ciência de governar. É também o conjunto de opiniões e a simpatia que uma pessoa nutre em relação à arte ou ciência política, a uma doutrina ou ação política. Essa é a minha definição, e também a do dicionário, deve ser por isso que algumas forças reacionárias sempre se levantam com seus timbres de ouro e seu discurso aristocrata em tentativas frágeis de desclassificar o trabalho que alguns homens com vontade, como os da Frente Popular vem fazendo em nossa Cidade. Posicionamentos como o que lemos na edição de 12 e 13 de outubro nessa mesma coluna, não nos desanimam. Acontece conosco exatamente o contrário. Os infelizes comentários do Sr. Sandro Ferreira, demonstram apenas que nós estamos certos quando desejamos lutar por uma cidade melhor e para isso trabalhamos incessantemente.

Ora! Os direitos políticos são direitos dados pela Constituição e são ainda a demonstração da soberania popular conquistada com tantos sacrifícios por pessoas que não ficaram paradas ou escrevendo dos sofás agradáveis de suas casas. A história política foi feita por aqueles que enfrentaram as dificuldades de peito aberto e buscaram com toda sua força o progresso nacional.

Sem conhecimento o franco atirador e escritor de final de semana, diz que os Partidos Políticos em Ponta Grossa estão nas mãos de poucos, e acaba por citar com infelicidade nossa foto em nossa Sede na Avenida Vicente Machado. Primeiro porque não sou dono de Partido algum, mas sim Presidente Estadual do PTN e fui escolhido democraticamente entre os companheiros partidários. Sou também Coordenador do PTB na região, e fui escolhido pela própria Presidência Estadual que acredita em nosso trabalho. A Frente Popular não é minha, mas sim de todos. A Frente Popular é a composição harmônica de vários partidos que exercem entre si a amizade e a democrática discussão sobre a melhoria de vida de nossos cidadãos. Todos os partidos que compõem a frente possuem seus presidentes respectivos e são nos termos constitucionais, independentes.

O cruel escritor afirma que não há nada de popular em nossa Frente, e que temos em nosso grupo magnatas. Sim é verdade. Nossa Frente é composta por centenas de pessoas algumas candidatas ou não e tem sim algum magnata, e justamente por isso ela é popular. O Dicionário Houaiss ensina que o significado de popular é: “relativo às pessoas como um todo. Aos cidadãos de um país qualificados para participar de uma eleição” (dicionário encontrado em todas as livrarias).

Acreditamos que se o “escritor de ensaio” tivesse realmente coragem e vontade em contribuir no processo político, ele deveria filiar-se a algum partido político, condição de elegibilidade em nosso país, e buscar a difícil eleição. Dessa forma, poderia ajudar bastante no desenvolvimento da Nação, ao invés de ficar trabalhando para as forças escusas que desejam controlar ad eternum nossa querida Cidade e País. Fica a sugestão. Filie-se e apresente os resultados.

Por termos muito trabalho pela frente, encerramos aqui nossa “participação escrita” acreditando que contribuímos para o bom combate e para a discussão democrática. Sabemos é certo que na visão tradicional do artífice que nos motivou a escrever estas palavras somos uma forma de progresso e ele como todo bom deserto tentará nos deixar sem água.

Mas não desanimamos, e continuaremos buscando cada vez mais a inclusão do Outro, verdadeira ideologia que nos move.

O autor é presidente estadual do PTN e coordenador regional do PTB 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile